LUNETA ELETRÔNICA. Reações de todos os lados ao pacote do funcionalismo, Leite com os prefeitos…
Servidores da mobilidade urbana e TEA, atendimento à saúde, serviço em vias
Por Paulo André Dutra
* Aparentemente, o pacote do governo estadual que reestrutura o seu quadro de carreiras não agradou muita gente. As críticas vêm de entidades empresariais até as de servidores públicos.
* Protocolado nesta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa convocou os deputados para sessão extraordinária para a sua apreciação e deve ir à votação nesta sexta-feira (19).
* Federasul, Farsul, AGAS, FCDL e Fecomércio divulgaram nota conjunta nesta quarta-feira (17). Além da pressa, as entidades indicam o desconhecimento do impacto financeiro gerado, a crise pós-enchente e as restrições fiscais para posicionar-se contra a proposta que, entre outras coisas, reajusta salários de parte do funcionalismo.
* A Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros (ABAMF) chamou o projeto de “cavalo de Tróia”.
* O CPERS, de “cruel” aos servidores de menor salário, como os funcionários de escolas. Nesta terça-feira (16), o sindicato realizou ato em frente à AL e protocolou documento nos gabinetes.
* Na noite de terça-feira, o governador participou da 42º Congresso de Municípios da Famurs. Aos prefeitos, apresentou uma Carta de Serviços, com a compilação de 20 ações do governo com foco na reconstrução do Estado.
* Durante seu pronunciamento, Leite convidou a secretária de Saúde para subir ao palco para anunciar uma nova portaria que vai repassar R$5,35 milhões para 82 municípios.
* O objetivo do recurso é contribuir com pequenas reformas e reparos das mulheres de Unidades Básicas de Saúde afetadas com a enchente. A divisão da verba estadual será de acordo com o tamanho da população dos municípios beneficiados.
* Horários alternativos nesta semana para facilitar o acesso dos usuários aos serviços de três unidades de saúde do município.
* No Passo das Tropas, a ESF do bairro amplia o expediente das 17h às 20h, na sexta-feira (19), com oferta de exames, consultas e vacinação.
* Sábado (20), a ESF Victor Hoffmann (Vila Rossi) estará aberta das 8 às 16 horas e a UBS Estação dos Ventos (Vila Schirmer) atende das 7h30 às 12 horas.
* Patrolamento, empedramento e compactação em vias não pavimentadas nos bairros Campestre do Menino Deus (Rua Cecília Silveira), Dom Antônio Reis e Passo das Tropas.
* Servidores, fiscais e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana receberam capacitação nesta terça-feira (16) sobre abordagem no trânsito em situação em que há passageiros com Transtorno do Espectro Autista.
* Com o tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA): a necessidade da conscientização”, tratou sobre condutas eficazes para uma atuação mais inclusiva e empática.
* Quem palestrou foi a Educadora especial e professora do curso de Psicologia da FISMA, Jéssica de Oliveira. O encontro foi no Sest/Senat.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.