Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre até 7 de setembro com uma programação ampla e diversificada. Autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros fazem parte das atrações desta festa que celebra a literatura, a arte e a educação.
Esta edição marca o início de uma nova era para a Feira do Livro, em que a Praça Saldanha Marinho revitalizada é o cenário principal dos estandes e atrações. De domingo à sexta-feira, a programação ocorre das 13h30min às 19h30min. Já nos sábados, a Feira do Livro inicia mais cedo, das 10h até as 19h30min. As atividades são gratuitas e a programação completa pode ser acessada aqui . Enquanto espaço de reconhecimento e visibilidade, a Feira do Livro terá, nesta edição, mais de 270 obras lançadas. Confira os dias e horários de cada lançamento.
Livro Livre
O consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre, receberá na terça-feira (27) o cantor, compositor, cronista e músico de MPB Zeca Baleiro. Na quarta-feira (28), o escritor, palestrante, músico e criador de conteúdo no canal Diário de um Autista, Marcos Petry sobe ao palco para dividir suas experiências, desde a descoberta do autismo até os processos de aceitação e superação.
Já na quinta (29), quem participa do Livro Livre é a premiada escritora cearense Socorro Acioli, autora do livro “A Cabeça do Santo” publicado no Brasil e em outros cinco países. No sábado (31) ocorre a performance “Sereno Canto”, com o músico, compositor, produtor e psicólogo Thiago Ramil. Para o Livro Livre, os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação a partir das 14h, no site do Theatro Treze de Maio. Confira todas as atrações do Livro Livre.
Neste final de semana
No sábado (24), a ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga Geni Núñez foi recebida com o Theatro lotado para falar sobre seu livro “Descolonizando Afetos”, obra em que traz reflexões sobre as formas de amar através das perspectivas indígenas e contracoloniais. Neste domingo (25), a principal atração é o espetáculo músico-poético-audiovisual “Jayme Caetano Braun – Um século de arte”, da cantora e compositora Izabel L’Aryan, e do cantor compositor e musicista Renato Fagundes, que ocorre a partir das 19h no Theatro Treze de Maio.
A estimativa da Secretaria de Cultura é que, durante o primeiro fim de semana da Feira do Livro, mais de 10 mil pessoas prestigiaram as 33 bancas de livreiros na Praça Saldanha Marinho e as atrações e espetáculos no Theatro Treze de Maio. De sexta até domingo (25) foram 42 obras lançadas. A música também fez parte da atmosfera literária da Feira, a partir das intervenções musicais com a violinista Regina Guerra e músicos convidados e da apresentação da banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar.
Para as crianças
Durante a semana, os espetáculos infantis são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, sendo necessária a retirada de ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade. Todos os espetáculos infantis podem ser conferidos aqui.
Além disso, o Espaço Infantil, montado junto aos estandes na Praça Saldanha Marinho, promove atividades como contação de histórias, apresentações, e muito mais para o entretenimento e aprendizado da criançada. A programação do Espaço Infantil ocorre das 13h30min às 18h, e pode ser acessada aqui.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa, e são incentivadores culturais as empresas Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. O evento também conta com o apoio da Gráfica e Editora Pallotti, Ellas Decor e Fundação Eny; e é financiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.