Por Pedro Pereira
Fim da fase inicial para os guris da Federal. Na noite deste sábado (14), a UFSM Futsal foi a Erechim enfrentar o time principal do Atlântico, no Caldeirão do Galo, em partida válida pela 14ª e última rodada do Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024 e perdeu por 9 a 1. Dessa forma, os santa-marienses encaram a AFA, de São Francisco de Assis, nas oitavas de final da competição.
Os representantes de Santa Maria terão duas semanas de preparação para o primeiro embate do mata-mata. O jogo de ida da série está previsto para acontecer em 28 de setembro, no Ginásio Henrique Nemitz Martins, em Manoel Viana, onde a equipe assisense vem mandando os confrontos no Estadual. No dia 12 de outubro, o esquadrão da cidade decide a disputa no Centro Desportivo Municipal (CDM).
No Caldeirão do Galo, a UFSM Futsal encarou o elenco principal do Atlântico, comandado por Paulinho Sananduva, e foi goleado por 9 a 1. Deivão (duas vezes), Pedrinho (que também marcou um gol contra), Suelton (duas vezes), Richard, William, Vilela e Elenilson balançaram as redes. Parte dos jogadores do time da casa esteve presente na grande final da Liga Nacional de Futsal de 2023, vencida pelos erechinenses em dezembro do ano passado, com uma virada no minuto final para confirmar o 2 a 1 contra o JEC, de Joinville.
Em junho, os guris da Federal triunfaram sobre os adversários, que vieram a Santa Maria com a divisão sub-20, por 2 a 1 – sendo esta a única derrota dos atuais campeões nacionais na Série Ouro, até o momento. O duelo deste sábado começou com cerca de 25 minutos de atraso pois, no deslocamento do Coração do Rio Grande a Erechim, os representantes da Universidade sofreram com problemas no ônibus, tendo inclusive que mudar de veículo no meio do caminho.
O treinador Gabriel Pranke iniciou o confronto com o seguinte plantel: Edinho, Tariq, Thales, Leonardo e Léo Rudek – também foram ao jogo João Porto, Carlson, Garcia, Arthur (que reestreou após se recuperar de lesão), Lorenzo, Matheus Gomes, Tito e Mateus. Com o resultado no Caldeirão do Galo, a UFSM Futsal finaliza a fase inicial do certame estadual na vice-liderança do grupo B com 25 pontos em 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, atrás apenas do Atlântico.
Para o mata-mata da Série Ouro deste ano, as tabelas das três chaves são unidas a fim de definir as oitavas de final através do método conhecido como “cruzamento olímpico”. Ou seja, o 1º colocado encara o 16º, o 2º encara o 15º, o 3º encara o 14º, e a sequência segue deste modo. Os santa-marienses fecharam a classificação geral em 5º lugar e a AFA, que foi alocada no mesmo grupo do time da cidade, em 12º.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.