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ECONOMIA. Aeroporto de Santa Maria tem alta de 78% no número de passageiros entre 2021 e 2024

Ao todo, 46,3 mil passageiros estiveram no local no último ano

Ampliação do número de voos e destinos disponíveis contribuiu para maior movimentação. Foto Arquivo pessoal / Divulgação

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

O Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho tem sido cada vez mais utilizado pela população que busca se conectar com a capital do Estado e demais grandes cidades do país. 46,3 mil passageiros estiveram no local em 2024. Este número representa um aumento de 78,7% em relação a 2021, quando 25,9 mil pessoas estiveram no aeroporto. Os dados deste ano se referem às operações realizadas pelas companhias Azul e Voepass.

Segundo o superintendente de Operações do Aeroporto, Aleques Martins, 85% dos usuários que viajavam de Santa Maria a Porto Alegre, tinha como destino final Santa Catarina ou São Paulo. Ou seja, a capital gaúcha era a conexão para um próximo destino.

“A partir do momento em que Santa Maria passou a ofertar voos diretos a Florianópolis e a Campinas, a procura se intensificou ainda mais”, complementa.

Crescimento constante
O número de passageiros teve um grande evolução no período de 2021 a 2024, mantendo crescimento ano após ano. 25,9 mil pessoas (entre embarques e desembarques) estiveram no Aeroporto Regional em 2021. 31,2 mil pessoas em 2022, ano em que o local passou a contar com a operação das duas companhias acima mencionadas. No ano seguinte, o número voltou a aumentar: 41,9 mil pessoas. Até chegarmos às 46,1 mil pessoas que tiveram Santa Maria como ponto de partida ou de chegada em 2024, conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Acessibilidade
Santa Maria também tem se destacado no cenário nacional por meio de uma rampa que facilita o acesso dos passageiros às aeronaves ATR-72, utilizadas nos voos pelo aeroporto. Inicialmente destinada ao uso de pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, agora, o equipamento tem sido empregado em todos os embarques e desembargues. Martins explica que este procedimento tem sido muito útil para o ganho de tempo, pois as aeronaves ficam cerca de 30 minutos em solo e precisam realizar a troca de passageiros e abastecimento antes do próximo voo.

Outra ação envolvendo acessibilidade foi realizada há um mês, quando a menina Agatha Chagas Pimentel, de 7 anos, acompanhada de sua mãe, Eliane Pimentel, embarcou no ATR-72, da Azul. Agatha tem grau três de autismo, o mais severo, e a atividade fez parte de uma estratégia de adaptação para uma viagem que a família fará em janeiro de 2025.

“Nós adoramos a experiência. Nos sentimos totalmente abraçadas pela equipe do aeroporto e da Azul”, conta a mãe Eliane.

Dentro da aeronave, a menina esteve em contato com a tribulação e ocupou um dos assentos. As demais dependências do aeroporto também serviram para que Agatha se acostume com o ambiente, como o barulho das conversas, as informações ditas no alto-falantes, e as etapas até o embargue no avião. Conforme a terapeuta Vandrieli Dias, que acompanha o desenvolvimento de Agatha, a aproximação gradual a estes novos ambientes faz com que ela tenha um conhecimento prévio do que está por vir, sentindo-se, assim, mais confortável:

“Esse processo de previsibilidade, no caso da Agatha, teve início na sala de atendimento, com histórias e imagens de avião, antes de levar ela até o aeroporto de fato. Usei algumas imagens do aeroporto com objetivo dela ir se familiarizando com os espaços. São histórias que tranquilizam a criança”, explica.

Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho
Confira abaixo o detalhamento do número de passageiros em Santa Maria nos últimos anos. Os números totais são referentes aos embarques e desembarques:

2021 – 25,9 mil passageiros
2022 – 31,2 mil passageiros
2023 – 41,9 mil passageiros
2024 – 46,3 mil passageiros (32,4 mil pela Azul e 13,9 mil pela Voepass)

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