![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/53963391678_c1ff7621c3_k-1024x641.jpg)
Por Pedro Pereira
Em busca de manter as hegemonias gaúchas de futebol americano e de flag football, os primeiros objetivos do ano, o Santa Maria Soldiers já iniciou os trabalhos em 2025. Em janeiro, o clube promoveu os primeiros processos seletivos para atletas e terá, para esta temporada, algumas novidades ainda a serem definidas.
O jogador Maurício Faé, agora vice-presidente da agremiação verde-preta, conversou com o Site acerca de diferentes situações que envolvem as equipes e o cenário estadual e nacional das modalidades. O Campeonato Gaúcho de futebol americano deve começar em abril, enquanto o de flag football está previsto para iniciar em maio, de acordo com o atleta e dirigente. Contudo, a Federação Gaúcha ainda precisa resolver algumas questões.
O time de futebol americano do Soldiers terá a comissão técnica renovada: o mexicano Oscar Capuchino, que esteve à frente do esquadrão em 2024 e integrou o grupo em 2023, não estará presente neste ano. “É um ano de mudanças ‘intra e extra campo’, mas, felizmente, está tudo organizado e andando muito bem”, garantiu Faé.
Cenário nacional
Na terça-feira (11), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) divulgou através das redes sociais o que o vice-presidente definiu como “a melhor notícia de 2025 até aqui”. A partir desta temporada, o Campeonato Brasileiro, promovido pela entidade, e a Liga Brasileira, disputada pelo Soldiers e organizado pela Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA), será unificado.
Ou seja, diferente dos últimos anos, em que dois campeonatos aconteciam simultaneamente, a modalidade terá apenas uma competição nacional. Na visão de Faé, a fusão dos torneios tem muito a fortalecer a difusão do esporte no Brasil. “Assim, conseguimos formar uma liga mais forte, com times de mais alto nível, sendo mais atrativo aos torcedores, patrocinadores e atletas. O Soldiers, como sempre, vem forte para a disputa. Nada muda na nossa meta, seguimos em busca do título nacional”, declarou.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.