LUNETA ELETRÔNICA. Decimo na assembleia de verão da Famurs e o governador do RS nos Países Baixos
Sinprosm, Gabriel Souza e os prefeitos, missão gaúcha assina acordo na Suécia

Por Paulo André Dutra
* “Juntos para reconstruir, somando forças para superar” é o tema principal da Assembleia de Verão 2025 da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Xangri-Lá.
* Prefeitos de todo o Estado, incluindo o Chefe do Executivo de Santa Maria, Rodrigo Decimo, vice-prefeitos, secretários e representantes de entidades reúnem-se de quarta (19) a sexta-feira (21) para debaterem os desafios do desenvolvimento do Estado, resiliência climática, turismo e regularização fundiária.
* “A maioria dos municípios do Rio Grande do Sul está aqui representada. É uma oportunidade única que nós temos de conhecer a realidade de cada cidade e fazer network. Fizemos discussões relevantes para continuarmos o desenvolvimento do nosso Estado”, reforça Decimo.
* O governador em exercício Gabriel Souza foi ao encontro dos prefeitos em Xangri-lá, ao lado de diversos secretários estaduais.
* Ele abriu o bloco de apresentações do governo do Estado falando sobre a importância de uma gestão integrada entre os municípios e o Estado.
* “É nos municípios onde as pessoas moram, onde a vida acontece e onde as políticas públicas são implementadas. Por isso, hoje estamos aqui apresentando uma série de inovações para dar mais eficiência à gestão de cada prefeitura e, assim, qualificar a troca de informações entre o Estado e municípios, agilizar convênios e liberar recursos de forma mais rápida”, destacou.

* Após dificuldades logísticas que impediram de cumprir a agenda na Suécia, o governador Eduardo Leito chegou nesta quinta-feira (20) aos Países Baixos para a missão focada em soluções para prevenção e gestão de enchentes.
* Na sexta-feira (21) a agenda começa com visita à RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental responsável por projetos de infraestrutura e gestão hídrica.
* Nos próximos cinco dias, o governador e sua comitiva participarão de uma série de visitas técnicas e reuniões com especialistas. Entre os destaques da programação estão visitas ao projeto Room for the River, que revolucionou a gestão de enchentes no país, e encontros com autoridades em Rotterdam.
* Enquanto isso, a Invest RS cumpria sem o governador a parte da agenda da missão gaúcha na Escandinávia.
* Foi assinado pela agência de desenvolvimento nesta quinta-feira (20), com o Instituto Caldeira, um memorando de entendimento com a Techarena, o maior evento de inovação da Escandinávia, que ocorre em Estocolmo, na Suécia.

* Além de um amplo intercâmbio entre startups, o documento também prevê que a Invest RS terá um papel técnico na preparação das empresas gaúchas para acessar o mercado sueco e, no sentido contrário, ajudar as empresas escandinavas a negociarem com o Rio Grande do Sul.
* A pedido da coordenação sindical, a secretária de Educação, Gisele Bauer, recebeu na tarde de quarta-feira (19), os representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria.
* Demandas e questionamentos da categoria estiveram em pauta, principalmente questões funcionais e de organização das escolas para o início do ano letivo.
* Pelo Sinprosm, estavam presentes as coordenadoras Juliana Moreira, Marta Hammel e Celma Pietczak. Pela SMEd, participaram a adjunta da pasta, Adriana Bortolini; a superintende de Gestão de Pessoas, Simone Freo; e a chefe de Gabinete, Janaina Marinho.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.