DestaqueRegiãoSanta Maria

CHUVAS. Alerta severo na região, 88 ocorrências registradas em Santa Maria e estragos em Agudo

Câmara sem sessão nesta terça-feira, risco de inundação em Dona Francisca

Por Maiquel Rosauro

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um alerta severo para chuvas na região, indicando que a precipitação deverá seguir de forma expressiva até sexta-feira (20). Nesta quarta-feira (17), está prevista instabilidade durante a tarde e à noite.

“Na quinta (19), a chuva persiste com intensidade moderada a forte nas Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte, com volumes entre 30 e 60 mm/dia”, diz a Defesa Civil.

Na sexta (20), a região deverá ter chuva fraca a moderada com volumes abaixo dos 40 mm/dia.

Santa Maria

De acordo com a Prefeitura de Santa Maria, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram precipitação acumulada de 150 mm no Bairro Lorenzi e de 123 mm no Bairro João Goulart, entre as tardes de segunda (16) e terça (17).

A Defesa Civil Municipal contabilizou que, até as 16h desta terça-feira (17), 88 famílias (295 pessoas) foram atingidas pelas chuvas. Dessas, 27 famílias (92 pessoas) foram desalojadas (abrigadas em casa de parentes, amigos ou familiares); duas famílias (seis pessoas) foram desabrigadas e acolhidas em abrigo provisório montado no Centro Desportivo Municipal (CDM), mas já encontram-se em residências de amigos ou parentes.

Em virtude da previsão de continuidade das chuvas, o abrigo seguirá estruturado no CDM. Foram 88 ocorrências atendidas pela Defesa Civil Municipal até então, sendo a maioria por alagamentos (65). Dois imóveis sofreram colapso, sendo orientado às famílias a desocupação imediata; e 67 imóveis foram danificados. Não há registro de feridos.

Câmara

A Câmara Municipal de Santa Maria suspendeu a sessão plenária desta terça-feira (17) em razão das chuvas, uma vez que diversos parlamentares e seus assessores estavam mobilizados atendendo os santa-marienses em diferentes pontos do município.

Dona Francisca

A Defesa Civil alertou que há risco severo de elevação do Rio Jacuí, sendo que há um risco muito alto de acontecer em Dona Francisca. A orientação é para evitar áreas inundáveis.

Agudo

O prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel (PL), publicou em seu perfil no Instagram imagens da devastação provocada pelas chuvas no município. Ele afirmou que a situação é realmente séria.

“Parte da nossa região norte, nas proximidades da Nova Boêmia e da Usina Dona Francisca, segue isolada da região central de Agudo, dificultando ainda mais a mobilidade e o atendimento emergencial”, postou Kittel.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo