ColunaPolítica

COLUNA OBSERVATÓRIO. Eleição na UAC expõe divergências no movimento comunitário

Se foi o tempo em que se formava chapa consensual para a coordenação da União das Associações Comunitárias (UAC). Rachou, e feio, o atual grupo dirigente, que tinha três lideranças, ligadas ao PMDB, PT e PPL. Tanto que haverá duas chapas no pleito marcado para o feriado de 15 de novembro.

São esperados pelo menos 10 mil eleitores cadastrados nas dezenas de associações comunitárias. Eles decidirão entre um grupo que tem PT e PMDB (não é interessante?!) no comando e outro com PPS, PSB e PSDB. Aparentemente, a questão partidária seria irrelevante, na divisão. A separação nada teria a ver com a questão partidária e seria apenas fruto de visões diferentes acerca do movimento comunitário.

É. Pode ser. Talvez seja. Mas, quem acredita?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. A UAC/SM, só foi representativa até o momento em que inventaram esse modelo de administração, que na prática serviu somente para acomodar os militantes das diversas correntes(?!?!?!) partidárias e acabar com o movimento. Tato que figuras históricas e competentes do movimento (até fundadores) sumiram da área e deixaram para o militantes profissionais. Uma vergonha!

  2. acho que o movimento comunitário, prescisa de UNIÃO não de disputa de beleza, para agradar o meu deputado, meu vereador ou meu partido, já estive na direção da UAC e sei que se não tiver união ganhe quem ganhar não fará nada para mudar esta situação, deixem a vaidade de lado e lutem unidos pelo movimento comunitário, caso contrário perderão mais e mais pessoas. por isto que estou me afastando da política.

  3. não precisa ficar nervosinhooooo,muita calma,respira e vai trabalhar para que o Jorge Pozzobom seja nosso prefeito!como na zona norte esta tudo dominado com Elton Chaves então prefeito é o BOM!

  4. E mais você viu quem é que estava na cabeça da chapa, não era o Elton te digo mais só não ouve vitoria da parte da chapa que estava apoiando porque quem estava na cabeça da chapa agiul como um despreparado e achava que só vencia então meu amigo antes só do que mal acompanhado.
    -No entanto não tinha porque eu fazer campanha ,pois ja tínhamos ,pessoas capazes na vice da outra chapa .e isto que importava o resto é história.
    Mas podemos dialogar isto pessoalmente para lhe explica melhor ser Lider não é só ta no poder mas saber a construí.

  5. @Lucianinholucianinho tu é tão inteligente que que confunde estrategia com banho ser lider não é só esta na associação comunitária, mas é fazer pela comunidade,então meu amigo antes do mesmo ,fala e banho primeiro tenta ver quem é que tem mais feito,na região ,e tenta saber como as coisas ficarão,e banho não tomei só ajudei a desbancar alguém que queria se criar como liderança,tudo se trabalha com estratégia e outra coisa quem canho as eleições não foi a presidente mas sim a vice tenta saber a que grupo ela pertence antes de dizer que perdi alguma coisa .

  6. mas vc falando em Renovação se nem na tua vila vc consegue ser lider!perdeu as eleiçoes lá e pelo que sei tomou banho da outra chapa!so pode fazer parte da uac quem realmente é lider da sua comunidade.

  7. Renova UAC
    Meados do fim de setembro um grupo de comunitários, insatisfeitos com a direção da UAC-SM resolveu unir lideranças novas e antigas dos mais diversos bairros e vilas de Santa Maria em prol de um norte ás comunidades. Desenvolver projetos que despertassem o desenvolvimento nas áreas sociais, independência dos órgãos governamentais na intenção de obter conquistas com soberania e honestidade, doar sua garra, coragem e persistência na luta por qualidade de vida aos moradores de nossa cidade e reaproximar a entidade daqueles que ela representa.
    Esta ação obteve uma retomada estratosférica dos debates no que diz respeito a vida orgânica da UAC-SM. Os dirigentes comunitários de várias esferas perceberam que entre si havia pensamentos de tamanha igualdade que concluíram que a hora é de renovar. Foi organizada uma chapa representativa, formadora de opiniões, com a cara do povo e com a determinação de fazer ressurgir, como a fênix o sentimento de travar batalhas esquecidas pela atual direção na busca da defesa dos seus direitos.
    Foi idealizado dentro de um único projeto, ações que despertam a consciência das massas, o olhar crítico e participativo em conjunto com a entidade, a valorização e a construção com qualidade nos fóruns municipais na linha de intervenções e decisões políticas como nos conselhos municipais e o talvez maior dos tópicos, o compromisso com todos os moradores de bairros e vilas de Santa Maria.
    Infelizmente do outro lado, reuniu-se o poder governamental e econômico, liderado pelos mesmos que estagnaram nossa entidade, calando a voz do povo e submetendo a UAC-SM a ações individualistas e atrasadas, que nos levou a derrotas doloridas, como a falta de atitude na resolução das mazelas comunitárias na segurança, transporte, educação, cultura, lazer e principalmente a saúde, onde irresponsavelmente a UAC-SM perdeu acento no Conselho Municipal por ausência de seus conselheiros.
    Estamos na disputa!
    Em nosso nome, das nossas famílias, amigos e comunidades de nossa cidade.
    Sabemos que não será fácil, pois infelizmente esta é uma disputa desleal, onde os detentores do poder agem de formas rasteiras para não deixar com que o povo volte a tomar as medidas desenvolvimentistas. Manobram o pleito eleitoral através de uma Comissão onde a grande maioria toma atitudes parciais, seus líderes chantageiam, mentem, aterrorizam lideranças e praticam esforços descabidos na intenção de manter-se no comando.
    Mas, somos fortes. E unidos venceremos! Marco Aurélio Pahim nos deixou um valoroso legado: “Com unitarista de verdade não se dobra, luta!” E é com estas palavras sábias de um gigante, lutador e comprometido com os mais necessitados que possuímos a energia, o combustível, necessário para rumarmos em direção à vitória e enterramos de vez o marasmo e a doença que foi instalada em nossa entidade.
    Vamos salvar a UAC-SM!
    Moradores de todos os cantos de nossa cidade, cada um é parte desta historia!
    Compareça dia 15 de novembro nas urnas de seu bairro para votar na CHAPA2 RENOVAÇÃO COMUNITÁRIA! E vamos juntos trabalhar pelos nossos direitos!MOVIMENTO RENOVAÇÃO COMUNITARIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo