EM PRIMEIRA MÃO. Futuros pré-candidatos à Prefeitura irão ganhar um presentão da ADESM
POR MAIQUEL ROSAURO (texto e foto)
A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) está preparando um Plano de Desenvolvimento Municipal que em junho será entregue aos pré-candidatos a prefeito. O trabalho será composto pelos objetivos e ações viabilizadoras nas áreas de Infraestrutura (Mobilidade Urbana e Rodovias; Saneamento; Plataforma Logística e Aeroporto Civil), Desenvolvimento (Agricultura; Turismo, Comércio e Serviços; Desenvolvimento Sustentável; Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; Economia Solidária; Indústria), Segurança, Educação e Cultura, Saúde e Gestão Pública.
– Isto nunca foi feito antes em Santa Maria, pois falta uma sociedade organizada e ativa. Além de ajudar a criar ideias, vamos insistir para que os projetos tenham continuidade, mesmo quando ocorrer a troca de prefeitos – explica o presidente da ADESM, Vilson Serro.
A entidade está realizando reuniões com os grupos de trabalho de cada área. O nível das discussões tem se destacado. No sábado passado, no encontro de Economia Solidária, realizado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorsheiter, o tema foi a criação de um Mercado Público. Inclusive um anteprojeto arquitetônico foi apresentado.
Já na segunda-feira, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial, foi realizado o encontro de Mobilidade Urbana e Rodovias com a presença de técnicos de diferentes áreas. Eles analisaram ações de adequação e ampliação do sistema viário, regularização do transporte de carga e educação e fiscalização do trânsito. Em cada item, eram apresentados objetivos, indicadores, métrica, proposta, prazos, entraves e ações viabilizadoras.
A Prefeitura irá contratar uma empresa com recursos do Banco Mundial para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para o município. De antemão, a ADESM está organizando as ações que a sociedade santa-mariense pretende ver em prática nesta área.
– Quando vem uma empresa especializada para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana, eles não trazem milagres de outros locais. Eles terão que fazer uma audiência pública para consultar a população. Mas se a cidade está desorganizada e não tem nada para oferecer eles vão fazer conforme bem entenderem. Quando eles virem nós já estaremos com as principais demandas organizadas. Em seguida vamos analisar o que eles propõem e sistematizar todo este processo – antecipa Serro.
No site da ADESM www.adesm.org.br é possível ver a agenda de reuniões dos grupos de trabalho e também acompanhar o andamento das discussões.
– Não é preciso ter 200 pessoas em cada reunião, com uns 10 técnicos de áreas distintas temos tido discussões de alto nível – avalia Serro.
Desejo parabenizar o presidente Vilson Serro, diretores e toda equipe da ADESM pela iniciativa, que seguramente proporcionará elementos importantíssimos para sedimentação de propostas de governo para a construção da Santa Maria que todos desejamos!
Oi Maiquel, parabéns pelo texto. Gostaria apenas de destacar que as reuniões são abertas a sociedade, qualquer pessoa pode participar. Abraço