Santa Maria

EM PRIMEIRA MÃO. Futuros pré-candidatos à Prefeitura irão ganhar um presentão da ADESM

POR MAIQUEL ROSAURO (texto e foto)

ADESM trabalha para desenvolver o Plano de Desenvolvimento de Santa Maria

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) está preparando um Plano de Desenvolvimento Municipal que em junho será entregue aos pré-candidatos a prefeito. O trabalho será composto pelos objetivos e ações viabilizadoras nas áreas de Infraestrutura (Mobilidade Urbana e Rodovias; Saneamento; Plataforma Logística e Aeroporto Civil), Desenvolvimento (Agricultura; Turismo, Comércio e Serviços; Desenvolvimento Sustentável; Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; Economia Solidária; Indústria), Segurança, Educação e Cultura, Saúde e Gestão Pública.

– Isto nunca foi feito antes em Santa Maria, pois falta uma sociedade organizada e ativa. Além de ajudar a criar ideias, vamos insistir para que os projetos tenham continuidade, mesmo quando ocorrer a troca de prefeitos – explica o presidente da ADESM, Vilson Serro.

A entidade está realizando reuniões com os grupos de trabalho de cada área. O nível das discussões tem se destacado. No sábado passado, no encontro de Economia Solidária, realizado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorsheiter, o tema foi a criação de um Mercado Público. Inclusive um anteprojeto arquitetônico foi apresentado.

Já na segunda-feira, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial, foi realizado o encontro de Mobilidade Urbana e Rodovias com a presença de técnicos de diferentes áreas. Eles analisaram ações de adequação e ampliação do sistema viário, regularização do transporte de carga e educação e fiscalização do trânsito. Em cada item, eram apresentados objetivos, indicadores, métrica, proposta, prazos, entraves e ações viabilizadoras.

A Prefeitura irá contratar uma empresa com recursos do Banco Mundial para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para o município. De antemão, a ADESM está organizando as ações que a sociedade santa-mariense pretende ver em prática nesta área.

– Quando vem uma empresa especializada para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana, eles não trazem milagres de outros locais. Eles terão que fazer uma audiência pública para consultar a população. Mas se a cidade está desorganizada e não tem nada para oferecer eles vão fazer conforme bem entenderem. Quando eles virem nós já estaremos com as principais demandas organizadas. Em seguida vamos analisar o que eles propõem e sistematizar todo este processo – antecipa Serro.

No site da ADESM www.adesm.org.br é possível ver a agenda de reuniões dos grupos de trabalho e também acompanhar o andamento das discussões.

– Não é preciso ter 200 pessoas em cada reunião, com uns 10 técnicos de áreas distintas temos tido discussões de alto nível – avalia Serro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Desejo parabenizar o presidente Vilson Serro, diretores e toda equipe da ADESM pela iniciativa, que seguramente proporcionará elementos importantíssimos para sedimentação de propostas de governo para a construção da Santa Maria que todos desejamos!

  2. Oi Maiquel, parabéns pelo texto. Gostaria apenas de destacar que as reuniões são abertas a sociedade, qualquer pessoa pode participar. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo