Uma homenagem pra lá de especial, promovida pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. E em praça pública. Será amanhã, no tradicional evento “Cultura na Sedufsm”. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa da entidade. O texto é de Fritz R. Nunes e Rafael Balbueno (com informações de sites da internet como Uol e Wikipedia) e foto de Arquivo Pessoal. Confira:
“Sindicato homenageia mulheres através de Elis Regina…
…Proporcionar um contato dos santa-marienses com a música de Elis Regina, uma das maiores estrelas da música popular brasileira, e falecida há 30 anos. Mas, além disso, o objetivo da 50ª edição do Cultura na SEDUFSM- Santa Maria canta Elis- é também homenagear a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorada na data do show, quinta, 8 de março. Para o produtor da atividade, o músico Janu Uberti, a realização do evento, promovido pela SEDUFSM, é algo inédito e casa perfeitamente com a atuação de uma entidade sindical, que busca resgatar o papel das mulheres lutadoras, críticas, que não se submetem a padrões estabelecidos. “Elis representa essa mulher guerreira, politizada e contestadora”, destaca Janu.
O presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, afirma que a ideia de comemorar a data através de uma atividade cultural em praça pública, tem a intenção de homenagear as mulheres que desafiam e mudam os ambientes machistas e opressores onde se inserem. “‘Nós queremos homenagear todas as companheiras de luta, seja na universidade ou em qualquer outro ambiente de trabalho. Rendamos graça às mulheres que lutam por direitos iguais, assim como àquelas que lutam pelos direitos de todos os trabalhadores. E nada melhor para homenagear as mulheres do que fazê-lo através de Elis Regina, um ícone da cultura brasileira, que através da música derrubou preconceitos”, destaca Rondon.
Janu Uberti destaca que é a quarta vez que o grupo de mulheres composto por Debora Rosa, Gisele Guimarães e Tiane Tambara, que conta ainda com as participações de Paola Matos e Daiane Diniz, se apresentará para reverenciar Elis Regina. As anteriores aconteceram no ano de 2010. Ele também explica que as participantes realizaram uma pesquisa em relação à obra de Elis, pois a idéia nunca foi fazer um “cover” da cantora gaúcha, mas sim dar concretude ao trabalho dela. E especificamente no show desta quinta, a partir das 19h, na praça Saldanha Marinho, entrará em cena o lado mais politizado da “pimentinha”…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Estou em Sao Paulo, mas de coração estarei aí. O Show é muito lindo, minha mãe estará lá para receber a homenagem pelo dia internacional da mulher.
Excelente iniciativa da SEDUFSM. Parabéns aos organizadores e a esperança de que sirva de exemplo e se prolifere.