“…A Federação Paulista de Futebol – dando resposta para o óbito e para os “gringos” que virão para a Copa – proibiu as torcidas de entrarem em campo no decorrer do Paulistão. Já a Polícia Militar, surpreendida com a ação dos “torcedores” corintianos frente à guarnição de duas viaturas para “proteger” “torcedores” palmeirenses, fez apreensão de computadores nas sedes das organizadas e prendeu cinco diretores da Mancha.
Dois tipos de crítica foram realizadas sobre o assunto. O primeiro tipo é a tradicional execração das organizadas. De fato, por conta do “código de ética” das T.O.s, a corintiana resolveu se vingar de outros fatos no dia desse jogo. Num confronto no ano passado, a palmeirense teria ido para o confronto com armas de fogo. Na disputa pelo Carnaval de SP, em meio à confusão de rasgar as cédulas com as notas, um integrante da palmeirense teria dado um soco numa “torcedora” da organizada corintiana.
Do outro lado, há grande questionamento sobre a inevitabilidade desse fato ter ocorrido. Mensagens em redes sociais já anteviam o confronto, dias antes do clássico, e nada foi feito – e, nesse caso, não precisa de muito mesmo, é só “seguir” membros de T.O.s… O código da vendetta foi evocado, mas nos dias de hoje não precisa de motivação para a idiotice coletiva de promover a guerra entre a base da pirâmide social…”
Esse é apenas um trecho (clique AQUI para ler a íntegra) da coluna “Além das 4 linhas”, desta semana. A autoria do texto é de Anderson Santos (que edita o material). A coordenação e co-autoria do texto é do jornalista e cientista político Bruno Lima Rocha, colaborador habitual deste site. Eles fazem reflexões sobre a mídia, entre outros temas. Neste caso, o enfoque é o esporte e o que isso significa para os brasileiros. A coluna foi postada agora há pouquinho, na seção “Artigos”. Boa leitura!
Vale a pena conferir a entrevista do programa Radar Esportivo do último sábado (31.03) com o sociólogo Mauricio Murad, onde ele trata sobre a violência no esporte, em destaque o futebol. A entrevista já pode ser acessada na integra na página do programa no Facebook. http://www.facebook.com/pages/Radar-Esportivo/198473313574245