As igrejas, quaisquer que sejam, nunca deixaram de fazer política. A diferença, taaalvez, é que normalmente as instituições da fé não tinham um partido para chamar de seu. Preferiam, até para não misturar (muito) as coisas, distribuir seus militantes (e votos) por diversas agremiações.
Agora, porém, algo inusitado, do ponto de vista histórico, começa a acontecer. A Igreja Universal do Reino de Deus (que tem entre seus tentáculos a Rede Record de Televisão – e rádio e jornais) resolveu colocar suas fichas (e votos e, sei lá, recursos) no PRB – o mesmo que tem entre seus filiados o vice-presidente da República José Alencar (que, até onde sei, não pertence à igreja) e o vereador santa-mariense Jorge Ricardo, que é (ou era) pastor da Universal.
Sobre essa opção preferencial pelo PRB, acompanhe interessante reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. O texto é de Wilson Tosta, com foto de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Confira:
“Igreja Universal ”concentra” seus deputados no PRB…
…A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) agrupou no PRB, em 2009, deputados federais que ajudou a eleger por outras legendas em 2006, inflando para oito parlamentares a bancada do partido na Câmara que disputará as eleições de 2010.
Com as transferências, a Igreja Universal deixa a postura anterior, de manter parlamentares em agremiações diferentes, para se concentrar em uma legenda. O presidente do partido, bispo Vitor Paulo dos Santos, não respondeu quando o Estado lhe perguntou se a igreja ajudou no crescimento, limitando-se a afirmar que o PRB é “indiferente” à opção religiosa dos filiados, mas pelo menos cinco dos novos deputados são da instituição. A estratégia é vista como arriscada. O PRB teve desempenho fraco em 2006 e poderia não garantir a reeleição de todos.
“A Universal resolveu concentrar todo mundo no PRB”, conta um parlamentar evangélico que prefere não ser identificado. “Mas não tem legenda lá, eles sempre ganharam por outros partidos.” Os novos deputados do PRB passaram por PMDB, PR, PAN e PSB. Mesmo tendo como seu filiado o vice-presidente José Alencar, o PRB elegeu…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
primeiro queria saber qual a posição do ver jorge ricardo é oposição ou governo? se elegel na coligação que apoiava o dep paulo pimenta ou era porque o pt estava no governo?