ÍNDIOS. Justiça decide e Guaranis ocupam área próxima ao DI, que era cedida à Fundae
A decisão foi tomada pela Justiça no início da semana e começou a ser cumprida hoje. Os detalhes estão em material da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, entidade que apoia a luta dos indígenas. O texto é de Rafael Balbueno. Confira:
“Guaranis ocupam área no Distrito Industrial…
… Em cumprimento a ordem judicial expedida na última segunda-feira, 23, indígenas Guaranis do acampamento do Arenal, próximo a BR-392, em Santa Maria, ocuparam nesta quinta-feira, 26, uma área de 77 ha próximos ao Distrito Industrial. A área, pertencente ao estado, estava cedida em comodato à Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura, a FUNDAE. A área deve abrigar oito famílias (em torno de 40 pessoas), sendo que cinco famílias já estão no local.
Na chegada ao terreno, próximo às 12h, juntamente com as famílias indígenas estavam um oficial da Justiça Federal e integrantes do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin). Aproximadamente às 14h, dois representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) também estiveram no local. A Funai já encaminhou a compra de madeira para a construção das casas, tendo a previsão de que até quarta-feira todas estejam prontas. Para a construção das residências, segundo a integrante do Gapin, Joana D’Arc Portella, é esperado o apoio ou da Brigada Militar ou do Exército. Além disso, Joana afirma que a Corsan já está encaminhando o abastecimento de água.
Segundo Roberto Covatti, oficial de Justiça presente na ocupação, a escolha da área cedida aos Guaranis se deu por tratar-se de terreno ocioso e pertencente ao estado. Além disso, o comodato que cede a área à Fundae aproximava-se do seu vencimento, em 2014. A área já havia sido visitada pelos Guaranis e por representantes do governo que a avaliaram satisfatoriamente…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.