Discurso na abertura da Feisma 2012 – por Luiz Fernando do Couto Pacheco, presidente da Cacism
Bom dia
Gostaria de saudar e agradecer, na pessoa do Prefeito Municipal em exercício Dr. José Haidar Farret, todas as autoridades aqui presentes.
É com grande satisfação e agradecimento, a todos vocês, caros convidados, que com as suas presenças, demonstram o carinho e a consideração que têm para com esta entidade, que a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, em parceria com a Prefeitura Municipal, tem o prazer de recebê-los, para darmos inicio, a vigésima sétima edição da Feisma, a multifeira de Santa Maria.
E o dia que parecia longínquo chegou. Pois quando começamos a planejar esta Feisma, lá em novembro do ano passado, a impressão era que o tempo seria um aliado generoso e complacente. Mas era somente uma enganadora impressão, pois a experiência adquirida em mais de trinta anos de evento, alertava que o trabalho deveria ser realizado com dedicação e afinco, do primeiro ao último dia, tudo para que, hoje, 03 de novembro de 2012, dentro de poucos minutos, estejamos abrindo as portas do Centro Desportivo Municipal, apresentando, para as mais de 100.000 pessoas que com certeza irão nos visitar, as potencialidades do setor empresarial de Santa Maria e região.
A Feisma chega este ano, apresentando números significativos: são17.000 m²de área de exposição, com 502 estandes e 405 expositores. Números que fazem de nossa feira uma das cinco maiores do estado. E ela é nossa, é de Santa Maria. Precisamos, ao mesmo tempo em que admiramos as boas coisas de fora, também nos orgulhar de um evento que é nosso, que é feito por gente daqui para a gente daqui.
Possuímos uma feira, que ao longo dos anos, não foi tão somente crescendo, mas foi, principalmente, evoluindo, buscando ficar, ano após ano, mais bonita, confortável e funcional. E esta é a receita de nossa longevidade, o desafio de que cada evento precisa superar o anterior. É isto que nos move, é isto que nos motiva. Tive a oportunidade de visitar, neste último ano, em razão da minha função, alguma das mais conceituadas feiras de nosso estado, e assim posso afirmar, pouquíssimas reúnem tudo o que aqui possuímos. Por exemplo: pavilhões climatizados com 32 aparelhos de 60.000 btus cada, todos os estandes localizados em recintos fechados livres das intempéries do tempo como sol e chuva, assim como se deslocar caminhando somente sobre carpetes, são algumas medidas adotadas, dentre várias outras, que nos diferenciam e nos qualificam, cada vez mais, como um grande evento.
Esta priorização constante pela beleza e pelo conforto, só tem uma finalidade, um objetivo: proporcionar aos nossos expositores e às milhares de pessoas que nos visitam, as melhores condições possíveis, seja para quem aqui está mostrando e comercializando, como para quem aqui vem comprar, passear e se divertir. E este é o nosso compromisso enquanto organizadores do evento, garantir toda esta infraestrutura propícia e um ambiente favorável para que os negócios aconteçam, colocando o público em contato direto com os expositores. Entendemos, que a grande e principal venda, não é a dos produtos, mas da imagem das empresas que aqui se fazem presentes, acreditando na importância da consolidação de sua marca em nosso exigente mercado consumidor.
A Feisma, como grande evento, talvez viva um momento especial, provavelmente em função das mudanças e transformações que o transcorrer do tempo promove. Da mesma forma que nos enche de orgulho o seu crescimento e desenvolvimento, também nos traz preocupações em relação ao compromisso e a responsabilidade que é organizar um evento deste porte.
Toda esta grandeza, beleza e conforto, possui um custo diretamente proporcional, e que ano a ano é majorado. Trabalhamos com valores elevados, principalmente com as três principais montadoras, com a segurança, com a limpeza, com a instalação de uma rede elétrica própria e o consumo de energia, com divulgação, com paisagismo e decoração, ou seja, com tudo o que se faz necessário e onde não deve haver economia, para que possamos apresentar este resultado final, que esta aí fora, para que todos possam ver e apreciar.
Para tanto, possuímos apenas três fontes de recursos para cobrir o alto custo do evento: venda de estandes, bilheteria e patrocínios.
– Quanto a venda de estandes para os expositores, até mesmo quem não trabalha no comércio sabe da dificuldade que existe atualmente em transferir aumento de custos, e devido a isto, optamos por manter os mesmos preços praticados ano passado.
– Quanto ao preço dos ingressos, pelo mesmo motivo anterior e para não prejudicar os nossos visitantes, razão principal de acontecermos, também mantivemos os mesmos valores do ano passado.
– Quanto aos patrocínios, estes, assim como a grande maioria das feiras que não sejam exclusivamente de negócios, realizadas no Brasil, são as nossas principais fontes de recursos, e também, nossa maior fonte de preocupação e incertezas.
Apenas para exemplificar desta dificuldade, temos o valor captado junto aos órgãos do governo do estado do Rio Grande do Sul,
que este ano foi reduzido a menos da metade do valor que era aportado em anos anteriores. Uma diminuição desta grandeza é extremamente impactante frente a custos crescentes.
Junto a órgãos do governo federal conseguimos manter praticamente os mesmos valores captados na edição anterior, e somente junto a Prefeitura Municipal de Santa Maria obtivemos um acréscimo no valor do patrocínio com relação ao ano de 2011. Devo ressaltar que não foi por falta de empenho ou envolvimento, pelo não cumprimento de prazos ou de qualquer outra exigência legal ou burocrática. Estive visitando pessoalmente os órgãos parceiros, tanto em Brasília comoem Porto Alegre. Nestabusca, contamos com um grande apoio do Dep. Federal Paulo Pimenta, do Dep. Estadual Valdeci Oliveira e do Secretario Fabiano Pereira, aos quais agradeço publicamente.
Mas precisamos, para que a Feisma possa continuar crescendo e mantendo o nível de exigência com o qual estamos acostumados e também pelo qual somos cobrados, que nossos governantes entendam a importância da nossa feira, que órgãos como o Badesul não ofereçam um patrocínio de R$ 5.000,00 e ainda o condicionem a varias contrapartidas, pois ele esta ofendendo e desmerecendo é a comunidade de Santa Maria, não a Feisma. Por que eventos como a Festa da Uva em Caxias, a Fenadoce em Pelotas, a Expodireto em Não-Me-Toque entre outros, recebem valores consideráveis destes mesmos órgãos. Dois pesos e duas medidas ? Só o que gostaríamos de ver, é critério na distribuição destas verbas, por que se não, parece que existem cidades e eventos mais importantes que outros.
Talvez esteja chegando o momento de realizarmos uma grande discussão sobre o futuro da Feisma, com nossos representantes políticos, com as entidades empresariais e a própria comunidade. Precisamos saber o que Santa Maria quer para a sua feira. Se quisermos, como eu espero, que ela continue crescendo e aumentando cada vez mais o seu padrão de qualidade, então teremos que ter mais apoios.
Precisamos também, deixar bem claro, que a Feisma não pertence a ninguém, nem a Cacism, e nem a Prefeitura, somos apenas os executores deste evento, assim como hoje eu estou a frente, amanhã será outro e assim por diante, e a feira prossiguira, seguindo o seu caminho, pois seus reais proprietários e sua razão primordial de existência, é a comunidade de Santa Maria.
Gostaria, finalmente, de encerrar fazendo alguns agradecimentos:
-Aos nossos patrocinadores, que souberam entender e dimensionar o tamanho e a importância deste evento, ajudando em muito a torná-lo viável.
-A Prefeitura de Santa Maria, na pessoa do Prefeito licenciado Cezar Schirmer, pela parceria na realização, pela cooperação e pela cedência do Centro Desportivo Municipal.
-Aos veículos de comunicação de nossa cidade, rádios, televisões e jornais, pela grande cobertura dedicada ao evento, divulgando a Feisma para todo o estado, aproximando a feira cada vez mais de sua comunidade.
-Ao ex-presidente da Cacism Paulo Ceccim, que por muitos anos acumulou cargos, presidindo também a Feisma. Um grande empreendedor, pessoa com uma visão e uma capacidade de trabalho extraordinária, mas principalmente um apaixonado por Santa Maria. Obrigado pela confiança em mim depositada e pela herança bendita deixada.
-Por fim, a toda equipe da Cacism, diretoria e colaboradores, que com seu trabalho incansável, dedicado, sem hora para terminar, são os grandes responsáveis pela organização deste evento.
A todos muito obrigado pela presença
Um bom dia e uma ótima visitação!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.