Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 18 de janeiro de 2012, quarta:
“CACISM. Diretores vão até o secretário estadual de Saúde em busca do SUS
Na quinta-feira, 19, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, viaja a capital junto com o vice-presidente da entidade, Ademir da Costa, o vice-presidente de Prestação de Serviços, Souvenir Machado e o diretor secretário, Luiz Fernando Maffini, para uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, quando será discutida a questão contratual entre o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo serviço que será oferecido pelo hospital irá contemplar a população da região central com mais 130 leitos, sala de diagnóstico, bloco cirúrgico, sala de recuperação e uma unidade de terapia intensiva (UTI), abrangendo ainda mais a sua área de atuação, melhorando os processos internos e contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública em Santa Maria…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, o Hospital Alcides Brum já está inaugurado e funcionando, ainda que não a plena capacidade – pois os reguladores, prefeituras e coordenadoria regional, não enviam todos os pacientes que a instituição ligada ao Hospital de Caridade tem espaço para atender. E a alta complexidade ainda não veio. No entanto, com certeza, a ação dos empresários e dos poderes públicos ajudou a adiantar a assinatura dos convênios – de vez que o hospital, como obra física, já estava pronto naquele momento.
É preciso salientar que o Hospital ainda não atendendo com toda a capacidade.
As salas de cirurgias e de recuperação não estão prontas,esta também é uma causa do não aproveitamento total, pois a grande demanda dos Municípios é em relação à cirurgia.
Outro ponto a destacar é que até o momento o Hospital ainda não conseguiu contratar médicos neurologistas conforme prevê a contratualização.
Independente disso está prestando um bom serviço aos usuários SUS e o Governo Estadual acaba de pacturar com esse prestador a compra de cirurgias oncológicas.