ECONOMIA. Setor industrial está crescendo em SM
POR MAIQUEL ROSAURO
Prestação de serviços puxa a economia de Santa Maria. Porém, estudo divulgado ontem pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) comprova que o setor industrial está em crescimento. O objetivo era verificar qual a importância que cada setor da economia teve e tem no município, bem como sua evolução ao longo do tempo.
Entre 1940 e 1980, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor industrial representava em torno de 10% do PIB total do município. Na década de 90, houve um salto para 14,53%. Após uma redução para 12,96% em 2000, voltou a crescer até 16,11% em 2010.
“Ou seja, o PIB da indústria vem crescendo lentamente, mas vem crescendo. Acredito que com a expansão da CVI, Frigorífico Silva, construção civil e outros, o PIB esteja em contínuo crescimento”, aponta Vilson Serro, presidente da ADESM.
Outra curiosidade da pesquisa deve-se ao PIB agropecuário, que sofreu redução de 20% a 10% nas décadas de 1950 e 1960 e de 2% a 3% em 1990 – provavelmente coincidindo com as emancipações de São Martinho, Dilermando e Itaara. Isto significa que este segmento sempre foi pouco representativo no território atual de Santa Maria.
“Temos que mudar o nosso discurso, mostrando que o setor industrial vem crescendo e estimular para que isso ocorra com mais intensidade”, conclui Serro.
Clique aqui para ver o estudo completo da evolução do PIB em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.