LUNETA ELETRÔNICA. Pozzobom e AL, reunião do PT, pacto federativo, Orçamento, Anny na Câmara…
* São 11 as MATÉRIAS em condições de ser votadas na Assembleia Legislativa. A decisão sobre quais e quantas serão votadas sai no final da manhã desta terça.
* Quem define a pauta são os líderes partidários, em conjunto com a Mesa Diretora. Mas há um projeto que já fez até aniversário e que pode, enfim, ser apreciado. Trata-se do PLC 168 2011, de Jorge Pozzobom (PSDB)
* O texto trata da ampliação do atendimento médico-hospitalar no Departamento de Saúde da Brigada, e que beneficia diretamente o Hospital da BM em Santa Maria..
* Os petistas de Santa Maria têm reunião marcada para as 9 da manhã de sábado, na Câmara. A convocação, que o editor pescou no feicebuqui, é do presidente da sigla, Valdir Oliveira.
* Além dos integrantes do Diretório Municipal, os demais filiados estão convidados a participar, pois se trata de uma “reunião ampliada”.
* Aliás, o convite é destinado especialmente aos que concorreram a vereador, pois um dos principais pontos de pauta é “a mobilização para as plenaries de formação política dos novos filiados”.
* Esse encontro, obrigatório segundo o estatuto do PT, para quem ingressa na agremiação, está marcado para o dia 9 de março.
* Todos os governadores estaduais e do Distrito Federal devem estar em Brasília no dia 13. Vão se reunir com os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros.
* O que vão buscar, na REUNIÃO? Um, cá entre nós, improvável acordo sobre matérias em discussão no Congresso, a propósito de um ente chamado “pacto federativo”.
* Aliás, também é bastante improvável, pra não dizer impossível, que se vote nesta terça, como se imaginava, o Orçamento da União para 2013.
* A reunião do Congresso está MANTIDA por seu presidente, o senador Renan Calheiros. Que, no entanto, ainda aguarda manifestação do Supremo Tribunal Federal.
* Sobre o quê? A preferência de votação dos vetos presidenciais na pauta em relação a outras matérias. Para constar, são mais de 3 mil vetos em coisa de 20 anos. Cruzes!!!
* A secretária interina de Saúde, Anny Desconsi esteve na Câmara, nesta segunda. Foi papear com os edis acerca das atividades desenvolvidas desde a tragédia de 27 de janeiro.
* Ela destacou as atividades doNúcleo de Atenção Psicossocial, em funcionamento no CAPS Caminho do Sol na Borges de Medeiros, dando suporte a familiares, amigos e outros envolvidos na tragédia.
* Anny também informou que a intenção é enviar à Câmara nesta terça o projeto de lei com pedido de autorização para contratação emergencial de 42 profissionais da área da saúde.
* O presidente do Legislativo, Marcelo Bisogno, enfatizou que o objetivo é agilizar a tramitação e, se possível, colocar em votação ainda na sessão ordinária do dia 26 fevereiro.
* A secretária aproveitou o encontro para expor que “o Estado não está repassando recursos financeiros para a UPA, prejudicando a destinação de verbas que seriam necessárias em outros programas na rede municipal de saúde”.
* Sobre o tema, Bisogno afirmou que a Câmara irá contatar, nas próximas horas, com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, para providenciar o aporte de recursos.
* Ano letivo na rede municipal começa dia 25, a próxima segunda. Antes, dia 21, os profissionais participam de missa, com distribuição de mudas de árvores e palestra.
* São esperados, dia 25, em torno de 18 mil estudantes e 1.728 profissionais, entre eles professores, agentes administrativos, agentes administrativos escolares e serviços gerais.
* A missa, às 9 da manhã de quinta, 21, será na Basílica da Medianeira. Durante a celebração religiosa serão distribuídas mudas de árvore, que “representam a vida e o renascer”.
* Na parte da tarde, à 1 e meia, os profissionais da Saúde Mental do município irão ministrar para o corpo docente e funcionários da rede uma palestra sobre o acolhimento dos estudantes.
* O encontro será dividido por REGIÕES, e as escolas de educação infantil deverão participar nas comunidades em que se localizam.
* O auditório do Centro Administrativo recebeu, na tarde passada, o Curso de Formação para os professores alfabetizadores selecionados para o Programa Brasil Alfabetizado.
* A chamada pública, com o NOME dos professores voluntários, foi divulgada no último final de semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
* A formação inicial, uma exigência do programa, começou nesta segunda (18) e se estende até sexta, dia 22, e também em 2 de março, no mesmo local.
* Os alfabetizadores recebem uma ajuda de custo do Governo Federal, no valor de R$ 400, e devem cumprir uma carga horária semanal de 10 horas.
* Segundo a coordenação, junto com a capacitação, os professores devem formar as turmas até o dia 1º de março e o início das aulas está previsto para o dia 4 de março.
Acredito que nesse momento de dor, que Santa Maria passa, precisamos da ajuda uns dos outros, tanto na esfera estadual, municipal e federal. Para podermos colocarmos tudo aquilo que é necessário em nossos esforços para atender com eficiência e ganho no bem comum da população, que é o nossa principal clientela. Por isso, a exposição crítica nesse momento, não pode ter características partidária. E sim de políticas públicas, o que é outro assunto. Acredito que se realmente há uma falta de repasse em alguma esfera, deve-se investigar a causa, através do diálogo,pois temos falta de estrutura em todas as esferas mas não de verba, o que é fato e de conhecimento público.
Santa Maria teve a infeliz dor de ter uma lição triste: que agindo com imprudência podemos prejudicar em muito nossa juventude e sociedade. Que aprendamos.Temos que planejar ( SEM MELINDRES) uma estrutura forte, naquilo que é previsto no nosso plano municipal de saúde de Santa Maria em conformidade com a legislação do SUS. Lá está prevista a humanização do SUS, começando pela COMUNICAÇÃO das INFORMAÇÕES, entre todas as esferas, para que o Sistema de Saúde tenha real funcionalidade efetiva e administrativa. Proponho que sejam realizadas reuniões entre HUSM, Coordenadoria e Secretaria de Saúde e outras cidades da região, assim como reunião coletivas com coordenadores de unidades, e também assim ( IMPORTANTE), integração harmoniosa dos funcionários que atuam, na pasta da saúde. Para que com isso, a população tenha uma atendimento mais rápido e humano. Que essa tragédia nos ensine que com cooperação e ação tudo pode se melhor.
Que no fim, todos somos responsáveis uns pelos outros.Solidariamente todos podem se ajudar. Agregar.
“Foi papear”?
Papear é algo informal. Uma secretária, na câmara de veradores, falando sobre a tragédia do dia 27…não papeia.
Qualquer partido que estiver na Prefeitura a Anny Desconzi e Marcelinho estarão pendurados para conseguir um cargo.
Anny Desconzi e Marcelo Bisogno, sempre no governo…
É só isso que a toda poderosa Anny Desconzi tem pra dizer? Nenhuma palavra a mais contra (ou a favor) “desses PT”?