EducaçãoTecnologiaUFSM

MECÂNICA. Equipe do Colégio Industrial da UFSM compete em Maratona Universitária. E se dá bem

Evento foi no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. E o protótipo daqui em ação
Evento foi no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. E o protótipo daqui em ação

São 16 participantes do grupo, alunos de “Fabricação Mecânica”, do Colégio Técnico Industrial, acompanhados de dois professores. Mas, o que eles fazem mesmo e que história é essa de Maratona? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação do CTISM. A seguir:

Equipe ecoCTISM, do Colégio Técnico Industrial da UFSM apresenta bom desempenho na10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

Equipe do CTISM festeja o resultado
Equipe do CTISM festeja o resultado

A Equipe ecoCTISM, um projeto multidisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica, conquistou 4º lugar na Categoria Gasolina e 6º lugar na Categoria Etanol na 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética. A Maratona ocorreu no kartódromo Ayrton Senna em São Paulo-SP, entre os dias 26 e 30 de agosto, contando com 29 instituições participantes e 55 protótipos inscritos, o que foi um novo recorde. A competição é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América do Sul.

Durante os 3 dias de evento a equipe superou dificuldades, sendo a principal, a quebra de um componente importante do motor do Protótipo movido a Gasolina. Com a coletividade e solidariedade da equipe da Universidade Mackenzie, que doou o componente e solucionou o imprevisto.

A competição também contou com a participação de Emerson Fittipaldi, que fez a premiação para os vencedores das categorias gasolina, etanol e elétrico.

Na Maratona, a equipe concedeu entrevistas para o Canal Futura e Discovery Turbo.

Os interessados na competição puderam acompanhar a equipe através de um perfil e fan page no Facebook, onde diariamente era postadas informações e fotos a cerca da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A equipe é formada por 16 alunos de Fabricação Mecânica do CTISM, contando também com alunos da Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Relações Públicas. Dois professores acompanham os mesmos.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. A equipe ECO Ctism tem como objetivo desenvolver um veículo de alta eficiência energética para disputar a Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada em Interlagos. Em apenas 4 edições, já obteve DOIS TÍTULOS DE CAMPEÃ (2010 e 2012 em gasolina), um título de vice-campeã (2010 com etanol), um terceiro lugar (2011), um quarto e um sexto lugar (2013 – gasolina e etanol), com um orçamento pífio se comparado a outros concorrentes, como USP e Mauá. A equipe é coordenada pelos professores Fernando Mariano Bayer e Luciano Caldeira Vilanova, e conta com a cooperação de vários outros professores e alunos. É santo de casa fazendo milagre.

  2. Quando é pra colocar foto do nobre César, a foto é grande e dá pra reconhecer todo mundo. Agora, quando é pra colocar uma foto boa e reconhecer o pessoal, a foto é tão pequena que não dá pra reconhecer ninguém… (NOTA DO SÍTIO. O leitor tem razão. Aliás, o editor também gostaria de colocar os nomes dos alunos e dos professores. Se eles tivessem sido colocados no material enviado. Comungamos da mesma queixa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo