CidadaniaJudiciárioMídia

E AGORA? Luciana Manica e um interessante, e atual, dilema: liberdade de expressão x direito à privacidade

“…Nos dias de hoje, o direito à imagem possui forte penetração no cotidiano, principalmente devido à mídia. Imagine uma foto sua exposta na Internet. Se está na rede, está no mundo! A pessoa deve ter o direito de passar de pijama pelos vizinhos que o avistam da janela, mas por certo, quem visualiza não possui o mesmo direito de permitir que a torcida de todas as equipes a vejam nas mesmas condições por ato de publicidade seu, sob a alegação de liberdade de expressão.

O mesmo há de ser aplicado a uma pessoa pública, pois não é o fato de ser pública que deve admitir que sua imagem mais íntima seja publicada em lugar que não autorizou. Não há finalidade abarcada pelos princípios que embasam atos voltados para o bem público numa conduta como esta...”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Janela indiscreta”, de Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, professora da Fadisma – de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Direito Comunitário e da Integração – e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo