HistóriaMemóriaPolítica

HISTÓRIA. Sob forte esquema de segurança, corpo de Jango, que será exumado em Brasília, dorme em SM

Despedidas a Jango, em 1976, tiveram grande acompanhamento e foram sob forte emoção
Despedidas a Jango, em 1976, tiveram grande acompanhamento e foram sob forte emoção

Acontece nesta quarta, no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, a retirada dos restos mortais do ex-presidente João Goulart. É o início de uma viagem ao final da qual vai se descobrir, enfim, se a morte de Jango, há 37 anos, foi “natural” ou criminosa – como há quem suspeite -, por iniciativa de agentes da ditadura militar, em conjunto com forças de repressão de outros países sul-americanos.

Santa Maria, de todo modo, faz parte do trajeto a ser seguido pelo corpo, a caminho de Brasília, onde será recebido, com honras, pela presidente Dilma Rousseff, antes do processo de exumação. Sobre tudo isso, e especialmente o que acontece aqui no Estado, acompanhe o texto principal da reportagem que o jornal A Razão publica em sua edição desta quarta. O autor é Luiz Roese. As fotos são do arquivo do jornal (sepultamento) e de Marcelo Oliveira, da Comissão Nacional da Verdade. A seguir:

Corpo de Jango passará a noite de hoje em Santa Maria

Peritos fizeram medições nesta terça no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, onde está Jango
Peritos fizeram medições nesta terça no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, onde está Jango

…Depois de ser retirado na manhã de hoje (quarta) da sepultura no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, o corpo do ex-presidente João Goulart, o Jango, será transportado para Santa Maria, onde passará a noite na Base Aérea. Amanhã (quinta), os restos mortais serão levados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para Brasília (DF). A intenção é verificar se Jango sofreu morte natural, como constam nos registros oficiais, ou se foi envenenado pela ditadura militar no desenrolar da Operação Condor.  Presidente do Brasil entre 1961 e 1964, Jango foi deposto pelo golpe militar. 

O transporte do corpo de Jango de São Borja até Santa Maria será feito por um helicóptero. Durante a estada no Coração do Rio Grande, os restos mortais do ex-presidente não poderão ser acessados por ninguém, e haverá um forte esquema de segurança.

O governo do Estado, via Casa Militar, organizou o esquema de segurança para que familiares, autoridades e cidadãos acompanhem o procedimento em São Borja. Apenas os peritos terão acesso ao jazigo no Cemitério Jardim da Paz. O governador Tarso Genro estará na cidade da Fronteira Oeste para acompanhar a exumação. 

Conforme a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, a exumação é um pedido da família a ela, ao Ministério Público Federal e à Comissão da Verdade. “A nossa atuação é conjunta com os peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e da Argentina, Uruguai, Cuba (com um perito que trabalhou na exumação do revolucionário Ernesto Che Guevara) e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Durante dois anos, realizamos uma pesquisa sobre os tipos de produtos que as ditaduras da Operação Condor realizavam para o envenenamento de pessoas, e esta pesquisa de caráter histórico serve justamente para verificar o que os peritos estarão procurando”, disse Mária do Rosário. O resultado da investigação será apresentado ao governo brasileiro e à família e posteriormente noticiado publicamente. 

“Trata-se de um chefe de Estado, estamos nos preocupando com a preservação deste momento, tanto pelo resgate da memória de Jango, como pela família que irá acompanhar. Teremos um aparato de segurança diferenciado em toda a área do cemitério, mas isso não impede que as pessoas acompanhem o ato”, ressaltou o secretário-chefe da Casa Militar e responsável pela operação, coronel Oscar Luís Moiano

Depois de sair de Santa Maria, haverá uma recepção ao corpo de Jango na capital federal, com uma mobilização político-partidária para marcar a chegada dos restos mortais. Jango será recebido com honras de Estado.

Da Base Aérea de Brasília, os despojos serão transportados para a sede da Polícia Federal, onde serão feitos os exames por peritos brasileiros, uruguaios, argentinos e cubanos. O governo federal se comprometeu com a devolução dos restos mortais de João Goulart ao seu jazigo na cidade, assim que o Instituto Nacional de Criminalística (INC), ligado à PF, concluir a coleta das amostras para os exames antropológico, toxicológico e de DNA. A meta é que o ex-presidente seja colocado de volta em sua sepultura no dia 6 de dezembro, quando se completarão 37 anos de seu falecimento.

Na segunda-feira, os peritos e a equipe de apoio que trabalharão na exumação do corpo do ex-presidente João Goulart já passaram por Santa Maria, depois de chegarem de avião, vindos de Brasília. Ontem (terça), eles foram de ônibus para São Borja.

O grupo é formado por especialistas do Departamento da Polícia Federal (DPF), que coordena os procedimentos técnicos, além dos peritos da Argentina e de Cuba e observadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Também integram a comitiva servidores da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.

Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) se juntaram à comitiva ontem, quando já estavam em São Borja para uma audiência pública. A família do ex-presidente também chegou a São Borja ontem.

Também ontem, a equipe de peritos que vai trabalhar na exumação esteve no Cemitério Jardim da Paz, de São Borja. Os técnicos fizeram medições, repassaram a lista dos equipamentos necessários e definiram as estratégias do procedimento.

O coordenador da equipe de Perícia, Amaury de Souza Júnior, da Polícia Federal, reforçou que se trata de um trabalho de fôlego, que teve início há seis meses, com reuniões e visitas periódicas ao cemitério: “Esse é um trabalho que não se inicia hoje, e nem termina amanhã. Porque vamos trabalhar ainda em laboratório, e só depois chegar a um resultado”.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DO JORNAL A RAZÃO, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo