ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEconomiaEstadoNegóciosPolíticaPrefeituraReligiãoSanta MariaTragédiaTransporteTurismoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss, templos e IPTU, Cacism e o PGQP, Ferrovia, Pozzobom, Wisnick, Bianchetti…

* Aconteceu na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, e por unanimidade. A iniciativa foi da vereadora Luiza Neves, do PDT.

* E, assim, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi a primeira de uma comuna brasileira (sim, não foi Santa Maria) a aprovar moção de apoio à Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss.

* Provavelmente deve ser mesmo um tema desimportante, para a vida da comunidade em geral e da Câmara de Vereadores em particular. Afinal, é só uma questãozinha de ética.

* O fato é que, exceção feita a este sítio, ninguém fala mais sobre a história da recusa da vereadora Anita Costa Beber e, sobretudo, do destino da subcomissão formada, e não instalada, no parlamento, para apurar a conduta dos criadores da CPI da Kiss.

* Enfim, a Prefeitura entrou mesmo de rijo (depois de meses, digamos, meio parvos) na luta para que o trajeto da Ferrovia Norte Sul inclua Santa Maria.

* O Executivo se uniu à Câmara de Vereadores e à Assemblaia, na audiência pública que acontece nesta sexta, no parlamento da comuna.

* O encontro, que terá a presença de um punhado de lideranças também da região, começa às 2 da tarde. Resta saber se o prefeito irá. Nunca se sabe, na verdade.

TURISMO - Jorge Pozzobom (PSDB) foi designado, na reunião (foto) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, como relator do projeto de lei 259/2013, que cria o Sistema Estadual de Turismo e o Plano Diretor de Turismo do RS. Aliás, o tucano tem se destacado também por relatar projetos que criam Sistemas Estaduais. Foi ele o responsável pelos pareceres dos projetos nas áreas de Políticas Públicas sobre Drogas, de Direitos Humanos e de Cultura. “Mais do que analisar a constitucionalidade e sugerir alterações para adequar o projeto, também precisamos avaliar se os projetos são relevantes ou não”, afirmou. (foto Thiago Buzatto/Divulgação)
TURISMO – Jorge Pozzobom (PSDB) foi designado, na reunião (foto) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, como relator do projeto de lei 259/2013, que cria o Sistema Estadual de Turismo e o Plano Diretor de Turismo do RS. Aliás, o tucano tem se destacado também por relatar projetos que criam Sistemas Estaduais. Foi ele o responsável pelos pareceres dos projetos nas áreas de Políticas Públicas sobre Drogas, de Direitos Humanos e de Cultura. “Mais do que analisar a constitucionalidade e sugerir alterações para adequar o projeto, também precisamos avaliar se os projetos são relevantes ou não”, afirmou. (foto Thiago Buzatto/Divulgação)

* Como já se intuía, não houve quorum de novo, na Assembleia, na sessão marcada para a tarde passada. E, desta vez, nem a oposição (que marcou presença no dia anterior) conseguiu o que pretendia – para derrotar o governo.

* Assim, a votação de 31 MATÉRIAS – das quais 14 trancam a pauta – não foi realizada. Só 25 deputados registrataram presença durante a verificação de quórum.

* Já na Câmara de Santa Maria, quinta é dia de sessão. E sabe aqueles projetos importantes, sobre os quais a mídia está debatendo, inclusive o Orçamento? Pois é, nenhum deles está na Ordem do Dia, constante do Boletim Legislativo 75/2013.

* Se bem que nada impede a inclusão na hora, por conta de acordo de líderes partidários. Não seria a primeira, nem será a última, vez que isso acontece.

* Enquanto isso nos contentemos com mais um projeto do tipo vamos fazer caridade com o chapeu dos outros. No caso, a proposta do pastor João Chaves. O que ele quer?

* Adivinha? Isso mesmo. Ele apresentou o Projeto de Lei 8004/2013 e a íntegra ainda não está disponível no sítio da Câmara de Vereadores.

* A proposta, segundo sua ementa, “dispõe Dispõe sobre a isenção de IPTU ao imóvel utilizado para a celebração de cultos religiosos ou destinado às entidades assistenciais ou culturais.” Pooois é.

* Nesta quinta acontece o tradicional jantar de reconhecimento ás empresa que alcançaram a certificação com selo de qualidade do PGQP em 2013.

* O evento é realizado pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e pelo o Comitê Regional de Santa Maria do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

* Entre as 15 empresas que atenderam aos pré-requisitos de qualidade avaliados estão, Expresso Medianeira, Cotrel Terraplanagem, E Rizzatti Gestão de Confiança.

* Para saber quem são as outras, e até participar do jantar (por adesão), que acontece no restauranteVia Gastronômica Sest Senat, pode telefonar para 3222-7600 (com Samara).

* José Miguel Wisnick, músico, compositor, ensaísta e professor de Literatura Brasileira da USP foi atração na tarde desta quarta, no Teatro Caixa Preta, campus da UFSM.

* Dentro das comemorações dos 50 anos do Centro de Artes e Letras. Wisnick apresentou a aula-show “Música e poesia: conversa ilustrada de dois parceiros de canções e amizade” acompanhado do poeta e tradutor Paulo Neves.

* Wisnick já lançou discos festejados pela crítica e tem parcerias com cantores como Alaíde Costa, Tom Zé e Caetano Veloso.

* É autor de livros como O nacional e o popular na cultura brasileira e Veneno remédio: o futebol e o Brasil. Também compõe trilhas para cinema, teatro e dança. Há mais de 10 anos realiza aulas-shows, em parceria e apresentação solo, inclusive no exterior.

Obra de Glênio Bianchetti. Mostra vai só até sábado, no MASM (foto Arquivo Prefeitura)
Obra de Glênio Bianchetti. Mostra vai só até sábado, no MASM (foto Arquivo Prefeitura)

* Os apreciadores da arte têm até sábado para conferir a exposição de um dos principais pintores e gravadores brasileiros, o gaúcho Glênio Bianchetti.

* A mostra, que faz parte da Série Aos Grandes Mestres, é composta por 70 obras deste grande artista, radicado em Brasília desde a década de 60. A exposição está à disposição do público no Museu de Artes de Santa Maria,

* O MASM está localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400. O horário de visitação é até sexta, das 8 da manhã às 6 da tarde e, no sábados, das 2 à 6 da tarde

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Está na CF, art. 150 (em alguma parte). É vedado ao município (união e estados também) instituir impostos sobre templos de qualquer culto. O extra são os assistenciais e culturais.
    Caso da vereadora e correlatos é melhor deixar os interessados falarem sozinhos. Melhor ignorar.

  2. EU também quero ISENÇÁO DE IPTU para minha rica casinha, afinal, lá eduquei meu filho e ajudei a torná-lo um bom cidadão. Pena que a tendência é acontecer o contrário. Vão aumentar IPTU para folgar mais a vida do pastor, do padre, do reverendo …

  3. DO EDITOR – Na verdade, a Câmara de Porto Alegre foi o primeiro parlamento gaúcho a manifestar oficialmente sua solidariedade com as famílias das vítimas da Kiss. No país, quem teve a primazia foi o legislativo de Itu, do interior de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo