LUNETA ELETRÔNICA. Kiss, templos e IPTU, Cacism e o PGQP, Ferrovia, Pozzobom, Wisnick, Bianchetti…
* Aconteceu na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, e por unanimidade. A iniciativa foi da vereadora Luiza Neves, do PDT.
* E, assim, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi a primeira de uma comuna brasileira (sim, não foi Santa Maria) a aprovar moção de apoio à Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss.
* Provavelmente deve ser mesmo um tema desimportante, para a vida da comunidade em geral e da Câmara de Vereadores em particular. Afinal, é só uma questãozinha de ética.
* O fato é que, exceção feita a este sítio, ninguém fala mais sobre a história da recusa da vereadora Anita Costa Beber e, sobretudo, do destino da subcomissão formada, e não instalada, no parlamento, para apurar a conduta dos criadores da CPI da Kiss.
* Enfim, a Prefeitura entrou mesmo de rijo (depois de meses, digamos, meio parvos) na luta para que o trajeto da Ferrovia Norte Sul inclua Santa Maria.
* O Executivo se uniu à Câmara de Vereadores e à Assemblaia, na audiência pública que acontece nesta sexta, no parlamento da comuna.
* O encontro, que terá a presença de um punhado de lideranças também da região, começa às 2 da tarde. Resta saber se o prefeito irá. Nunca se sabe, na verdade.
* Como já se intuía, não houve quorum de novo, na Assembleia, na sessão marcada para a tarde passada. E, desta vez, nem a oposição (que marcou presença no dia anterior) conseguiu o que pretendia – para derrotar o governo.
* Assim, a votação de 31 MATÉRIAS – das quais 14 trancam a pauta – não foi realizada. Só 25 deputados registrataram presença durante a verificação de quórum.
* Já na Câmara de Santa Maria, quinta é dia de sessão. E sabe aqueles projetos importantes, sobre os quais a mídia está debatendo, inclusive o Orçamento? Pois é, nenhum deles está na Ordem do Dia, constante do Boletim Legislativo 75/2013.
* Se bem que nada impede a inclusão na hora, por conta de acordo de líderes partidários. Não seria a primeira, nem será a última, vez que isso acontece.
* Enquanto isso nos contentemos com mais um projeto do tipo vamos fazer caridade com o chapeu dos outros. No caso, a proposta do pastor João Chaves. O que ele quer?
* Adivinha? Isso mesmo. Ele apresentou o Projeto de Lei 8004/2013 e a íntegra ainda não está disponível no sítio da Câmara de Vereadores.
* A proposta, segundo sua ementa, “dispõe Dispõe sobre a isenção de IPTU ao imóvel utilizado para a celebração de cultos religiosos ou destinado às entidades assistenciais ou culturais.” Pooois é.
* Nesta quinta acontece o tradicional jantar de reconhecimento ás empresa que alcançaram a certificação com selo de qualidade do PGQP em 2013.
* O evento é realizado pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e pelo o Comitê Regional de Santa Maria do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
* Entre as 15 empresas que atenderam aos pré-requisitos de qualidade avaliados estão, Expresso Medianeira, Cotrel Terraplanagem, E Rizzatti Gestão de Confiança.
* Para saber quem são as outras, e até participar do jantar (por adesão), que acontece no restauranteVia Gastronômica Sest Senat, pode telefonar para 3222-7600 (com Samara).
* José Miguel Wisnick, músico, compositor, ensaísta e professor de Literatura Brasileira da USP foi atração na tarde desta quarta, no Teatro Caixa Preta, campus da UFSM.
* Dentro das comemorações dos 50 anos do Centro de Artes e Letras. Wisnick apresentou a aula-show “Música e poesia: conversa ilustrada de dois parceiros de canções e amizade” acompanhado do poeta e tradutor Paulo Neves.
* Wisnick já lançou discos festejados pela crítica e tem parcerias com cantores como Alaíde Costa, Tom Zé e Caetano Veloso.
* É autor de livros como O nacional e o popular na cultura brasileira e Veneno remédio: o futebol e o Brasil. Também compõe trilhas para cinema, teatro e dança. Há mais de 10 anos realiza aulas-shows, em parceria e apresentação solo, inclusive no exterior.
* Os apreciadores da arte têm até sábado para conferir a exposição de um dos principais pintores e gravadores brasileiros, o gaúcho Glênio Bianchetti.
* A mostra, que faz parte da Série Aos Grandes Mestres, é composta por 70 obras deste grande artista, radicado em Brasília desde a década de 60. A exposição está à disposição do público no Museu de Artes de Santa Maria,
* O MASM está localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400. O horário de visitação é até sexta, das 8 da manhã às 6 da tarde e, no sábados, das 2 à 6 da tarde
Está na CF, art. 150 (em alguma parte). É vedado ao município (união e estados também) instituir impostos sobre templos de qualquer culto. O extra são os assistenciais e culturais.
Caso da vereadora e correlatos é melhor deixar os interessados falarem sozinhos. Melhor ignorar.
EU também quero ISENÇÁO DE IPTU para minha rica casinha, afinal, lá eduquei meu filho e ajudei a torná-lo um bom cidadão. Pena que a tendência é acontecer o contrário. Vão aumentar IPTU para folgar mais a vida do pastor, do padre, do reverendo …
Outro tema que sumiu foi a gravação do Zinn e considerações sobre o Mânica.
DO EDITOR – Na verdade, a Câmara de Porto Alegre foi o primeiro parlamento gaúcho a manifestar oficialmente sua solidariedade com as famílias das vítimas da Kiss. No país, quem teve a primazia foi o legislativo de Itu, do interior de São Paulo.