LUNETA ELETRÔNICA. É com Schirmer, APAE, docentes em assembleia, águas de verão, “Abuelos”…
* Como se esperava, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de Orçamento do Município, na sessão desta quinta-feira.
* Inclusive, claro, com as 49 emendas apostas pelos parlamentares, retirando troco de um lugar e pondo noutro, na proposta que estima a receita e a despesa da comuna no próximo ano em R$ 530 milhões.
* Agora, está com Schirmer. Ele tanto pode sancionar quanto vetar as modificações dos edis. Em vetando, o projeto volta à Câmara, que poderá aceitar ou recusar o(s) veto(s).
* Em qualquer circunstância, porém, o feito prático será nenhum. Como o orçamento não é impositivo, as emendas poderão ou não ser implementadas. Dependerá do prefeito, ao longo de 2014.
* Houve bem pouca coisa adicional, na sessão ordinária da tarde passada, mas, quem estiver interessado nos detalhes, basta clicar AQUI.
* A situação é recorrente. E não é boa. No caso, a da Escola Antonio Francisco Lisboa, mantida pela APAE e com recursos de doações e apoio público, atendendo alunos com necessidades especiais.
* Outra vez há o risco de fechamendo, prejudicando objetivamente mais de uma centena de alunos que, de outra forma, não conseguiriam ter a necessária e adequada atenção.
* Em função disso, já há uma mobilização da APAE em busca de solidariedade. Nesta quinta, por exemplo, dirigentes da entidade e da escola estiveram no Legislativo. Querem o apoio, mesmo que institucional, dos edis.
* O fato é que, se nada for feito, o risco é iminente, maaaais uma vez, de uma parcela importante da cidadania ser privada de direitos fundamentais, como a educação.
* No esforço concentrado iniciado na terça e encerrado apenas na tarde passada, a Assembleia Legislativa aprovou nada menos que 55 propostas. Boa parte proveniente do Executivo e tramitando em regime de urgência.
* Destaque, claro, para a aprovação da Lei Estadual Anti-incêndio. Mas também outras importantes proposições acabarm aprovadas. Só na tarde passada foram nove MATÉRIAS.
* Pelo menos duas, entre as chanceladas pelos deputados, tiveram como origem o Poder Judiciário. Uma delas, o PL 252 2012, cria 30 cargos de desembargador no Tribunal de Justiça. Foi aprovada por unanimidade.
* E segue a bronca dos professores municipais contra a Prefeitura, por alterações na matriz curricular de cima para baixo.
* O sindicato da categoria, o Sinprosm, considera a medida “um golpe à autonomia das escolas”. E é exatamente a reação a isso que será debatida na tarde desta sexta, em assembleia da categoria. O encontro começa às 5, na EMAI.
* Apenas ontem a Prefeitura divulgou mas, no dia anterior, no final da tarde, a Prefeitura LANÇOU o projeto que pretende valorizar o turismo de natureza local.
* A ideia é exatamente valorizar as belezas naturais de Santa Maria e região. Como diz o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, há “morros com cachoeiras, rios, riachos e açudes como atração aos prazeres na estação do calor.”
* Esses locais, tanto na área urbana quanto rural, foram listados como alternativas de lazer aos que permaneceram na cidade, “durante o tradicional período de férias”.
* Termina nesta sexta-feira a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema, uma promoção da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema, que movimenta o setor cultural da cidade dede a segunda-feira.
* Para fechar o conjunto de filmes exibidos na semana, será possível assistir à produção equatoriana “Abuelos”, dirigida por Varla Valencia Dávila.
* Com a presença de representante do filme, a exibição inicia às 8 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55.
Alguns assuntos não merecem atenção no sítio. Pode ser um erro de paralaxe na leitura da importância do tópico, não se sabe.
O imposto de fronteira afeta a aldeia?
Como ficou a tentativa do governo federal de acabar com as APAE’s para “incentivar a inclusão”?
APAE!
Neste final de ano, faça uma visita na APAE e
Veja a importância da Entidade. Ela é o braço de apoio a alunos e familiares. Ao vir para casa você terá certeza que ela precisa de nós
e nós , ainda, muito mais. SOLIDARIEDADE não se faz com discurso e sim com trabalho , apoio . Pode ser de foma discreta, mas de coração .