R$ 1,5 BILHÃO. É o valor a ser gasto pelos governos estaduais em publicidade (mesmo com eleição)
POR MAIQUEL ROSAURO
Mesmo com todas as regras de publicidade que rondam um ano eleitoral, os governos estudais pretendem gastar milhões de reais com mídia. Leia abaixo na matéria do Terra:
Em ano de eleição, governos estaduais terão R$1,5 bi em gastos publicitários; SP e DF lideram
Apesar de 2014 ser ano de eleição e a Justiça Eleitoral ter uma série de regras para impedir a autopromoção dos candidatos fora de hora, os governadores que ocupam atualmente os cargos terão em caixa quase R$1,5 bilhão para realizar a promoção das respectivas realizações e governos neste ano.
Os dados são de um levantamento feito por Terra Magazine nas chamadas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) de cada um dos 26 governos estaduais brasileiros e também do Distrito Federal. O valor total de gastos de todos os estados consultados soma R$1,489 bilhão.
Os gastos dizem respeito às administrações direitas dos estados e podem crescer se considerados os gastos das empresas estatais de cada unidade federativa, como empresas de energia, água, luz ou de transporte, que não divulgam as cifras publicitárias que pretendem gastar no ano.
Segundo o levantamento, em pelo menos quatro estados a chamada “verba de comunicação e publicidade institucional” passa dos R$100 milhões. É o caso de São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Bahia.
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Governo federal também está gastando bastante. Algumas afirmações beiram a inverdade. Uma das peças é sobre os aeroportos. Investimentos, acessos. Mostra o aeromóvel em POA. Só não menciona que a pista não foi aumentada como deveria ter sido, que os prédios novos não foram construídos e que o ILS que impediria o fechamento com muita neblina não foi instalado.
Lei de Ricupero: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde. E se houvesse “controle social da mídia” tudo seria bom, sem dúvida.