LUNETA ELETRÔNICA. Câmara, projetos da Saúde, Schirmer e Pimenta, análise do DCE, Django Livre…
* Imagina-se que, logo, os vereadores terão que se ver com pelo menos dois projetos vindos do ano passado e que impactam bastante na vida da comunidade.
* Um deles é o que trata das concessões para o serviço de táxi, em que o número é aumentado, uma óbvia necessidade para Santa Maria.
* O outro é o que regulamenta a Ouvidoria e a Controladoria no âmbito da Prefeitura. São funções importantíssimas, à espera de uma definição legal.
* Não demora muito e também irão para a Câmara os projetos que procurarão melhorar a gestão da Saúde pública municipal. Já como resultado da ação da nova secretária, Vania Olivo.
* Entre as medidas em estudo, uma que contaria com a adesão total do prefeito: os dirigentes de Postos de Atendimento, em qualquer nível, teriam que ser do quadro geral.
* Resumo da ópera: para comandar postos de saúde só sendo funcionário, e não mais Cargos de Confiança, como acontece historicamente.
* Uma outra medida avaliada é a exigência de curso superior para funções de coordenação e direção, na área da Saúde. A conferir.
* Sem ironia, dizem que foi “lindo de ver” (nas palavras de uma testemunha, ao editor do sítio) a solenidade de inauguração do asfalto em cinco ruas da zona norte, na sabatina.
* Estrelas da festa foram o prefeito Cezar Schirmer e o deputado Paulo Pimenta, com salamaleques que há muito não se viam.
* Convenhamos, faz sentido: afinal, a obra inaugurada seria impossível sem o troco federal obtido pelo parlamentar petista, via emenda. Como também seria difícil sem a contrapartida municipal.
* Quem quiser conferir a notícia pode fazê-lo via REPORTAGEM da assessoria de imprensa da Prefeitura, mas já se antecipa que o investimento foi de R$ 2,4 milhões.
* O trocão (dos quais cerca de R$ 700 mil do município) permitiu a pavimentação e implantação de rede de drenagem em 3 km de cinco ruas da zona norte.
* Apenas como curiosidade (no texto original, há também a palavra do deputado), olha só o que disse Schirmer de e para Pimenta:
* “A política que nós fazemos é a política que soma, que multiplica o esforço de todos na direção do bem coletivo. Aqui está o exemplo de um deputado qualificado, competente, sério.
* O DCE da UFSM está divulgando um estudo próprio sobre a questão da tarifa urbana do transporte coletivo em Santa Maria.
* Segundo um de seus coordenadores, Alex Monaiar, em correspondência eletrônica ao sítio, o material permite “melhor compreender o processo de cálculo tarifário e as irregularidades que nele constam”.
* O estudo (que você pode conferir AQUI, se desejar) contesta a planilha utilizada pela prefeitura e que levou à decisão (11 votos contra 4) do Conselho Municipal de Transportes.
* O Programa Municipal de Educação Fiscal participará no Carnaval de Rua, em 16 de março. O bloco da Educação Fiscal vai apresentar, na Avenida Liberdade, os 13 anos de atividades, somando-se com a história de sete anos do Festival de Cid Legal Canta e Dança.
* O PMEF seleciona paródias de marchinhas com o tema Educação Fiscal. Interessados devem enviar pelo email [email protected] a letra e o nome original da música parodiada.
* O envio da paródia é aberto para todos os públicos. A Banda Municipal da Vila Urlândia irá fazer a percussão do bloco. Quem quiser participar do desfile deve entrar em contato pelo mesmo email e também pelo fone 55-3921-7073.
* O Ciclo que homenageia o diretor Quentin Tarantino, do Cineclube Lanterninha, encerra em alto estilo, nesta segunda-feira.
* Será exibido o longa “Django Livre” (cena na imagem ao lado), de 2012, e que também é produzido por Tarantino. O filme é estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e Samuel L. Jackson.
* A sessão (são 165 minutos) começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma (rua Professor Braga 55). A entrada é gratuita.
Maria Cristina, acho que o Peter se referiu a gratificaçao de Responsabilidade Tecnica no caso dos outros profissionais da saude (fora os Medicos que ja recebem a RT a algum tempo), como os Enfermeiros , Tecnicos em Emfermagem e outros servidores da secretaria da Saude. Grande abraço, Vera Maria.
@Maria Khoury , os médicos já recebem a dita gratificação. Quanto às outras categorias mencionadas por ti, por quê não? Mas eu só queria ver a Sra. Vania no meio daquela bagunça toda. Imaginando que o Husm deva ser bem diferente.
muito bom o comentário do Facts, é uma vergonha o voto da USE. Acho que os estudantes de nossa cidade precisam reavaliar sua postura e troca a direção da USE com urgência.
E o Luiz Carlos tem razão, só ouvi falar de recursos do Schirmer prá UFSM, em 40 anos. E o resto da cidade???
Em parte eu concordo com o Peter, mas também acho que os médicos já ganham muito pelo que fazem. O Farret deu 200% de aumento prá eles não sairem da prefeitura quando era secretário. Acha que eles merecem mais? E os técnicos, os motoristas que conduzem vidas, os administrativos que fazem o trabalho escravo, não vão ganhar nada???
Vania Olivo, quem sabe a sra, a titulo de justiça, concede a TODOS os servidores do quadro da saúde,com nível superior, a gratificação por responsabilidade técnica. Seria uma medida que além de justa , impactaria na qualidade dos serviços-já que tiraria do limbo aquelas poucas categorias que não recebem esta gratificação. Não sei se a sra sabe, mas praticamente todos os funcionários de nível superior e outros técnicos já recebem há muito tempo.
Eu só fico imaginando se o prefeito Shirmer, tivesse feito a metade do que o Dep. Pimenta faz com certeza a cidade seria muito diferente, mais o homem foi Dep.quarenta anos e não tem uma rua se quer que ele possa dizer que foi com dinheiro que ele trouxe quando os aliados dele foram governo.
11 x 4 no Conselho e poderia ter sido 10 x 5 pelo menos se a USE (União Santamariense dos Estudantes) tivesse votado CONTRA o aumento e não A FAVOR como votaram.
Cade a representação dos interesses dos Estudantes?
São uns palhaços com interesses políticos pessoais mesmo.