CidadaniaInternetMundo

VIDA DIGITAL. Leonardo Foletto e os eventos que, em São Paulo, discutem a internet livre em todo o planeta

“…Para explicar a importância desta semana para a internet global, começamos pelo evento “principal”, no sentido político da coisa: o NetMundial, Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, que deve contar com delegação de 85 países distintos – de Ruanda a França, China a Suécia, Uruguai a Cuba, Estados Unidos a União Europeia – a se reunir quarta e quinta-feira no Grad Hyatt Hotel, em São Paulo.

A novidade do evento este ano é justamente o protagonismo brasileiro em tomar a frente e sediar o encontro, decisão motivada pelas revelações de Edward Snowden e de que a agência NSA, dos Estados Unidos, espionou (espiona ainda?) o Brasil a partir de diversos mecanismos de monitoramento e vigilância baseados na internet, inclusive com a anuência dos grandes Google, Apple, Facebook e Microsoft.…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Três eventos vitais para a internet. E do mundo inteiro”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Evento marketeiro para a Dilma posar de grande líder mundial. Resultados? Vide Rio +20. No final arrumam uma declaração de intenções (que não será cumprida) só para não dizer que deu em nada.
    Neutralidade na rede? Basta os americanos e europeus começarem a tratar de forma diferente os pacotes que a neutralidade da rede do Marco Civil vira suco.
    E por que não tem acordo? Porque os países subdesenvolvidos querem fazer um "orçamento participativo" com o dinheiro dos desenvolvidos.
    As grandes redes de tv também são a favor da neutralidade da rede, por que será?
    E internet no Brasil dá bastante pano pra manga. A Eletrobrás poderia implementar o Plano Nacional de Banda Larga. O que fizeram? Recriaram a Telebrás (e um monte de cabides) e entregaram para "parceiros". E o 4G que deveria estar pronto para a Copa? Que nem os estádios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo