ComportamentoCrônicaSanta Maria

UMA PAIXÃO? Atílio Alencar e a ode ao Vento Norte, que igual ao de Santa Maria não existe noutro lugar

“….Se o amor e a morte são um pouco irmãos, é que o vento norte os iguala no desatino.

Em Santa Maria o vento norte sopra como em nenhum outro lugar. Quem anda pelas ruas da Boca do Monte nos dias e noites do veranico (o calor fora de época que surta em maio e no começo de julho), sabe o quanto é perturbadora a ventania que faz a curva dos morros e desliza pelas coxilhas concretadas da cidade.

Sem trégua, o vento arranca música de tudo e impede o sono do povo: o mundo se torna uma sinfonia de janelas gemendo na noite, para penúria dos supersticiosos e êxtase da boemia. É comum ver rodamoinhos de folhas e papeis pelas ruas nessa época – uma visão lúdica, um tanto assombrosa…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “O Vento Norte”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo