ELEIÇÕES. Desembargador atravessará a Praça da Matriz para assumir o Governo do Estado. Sim, é isso!
Sim, é exatamente isso. Como manda a Constituição gaúcha, na ausência do governador e do vice e de seu substituto imediato, o presidente da Assembleia Legislativa, quem assume o Governo do Estado é o presidente do Tribunal de Justiça. No caso, o comandante do Poder Judiciário assume o Executivo, também.
É o que acontecerá no Rio Grande do Sul a partir do dia 21, quando Tarso Genro se afastará, sem salário, para se dedicar exclusivamente à campanha pela reeleição. Ele só retorna em 6 de outubro, mesmo dia em que retoma seu posto o vice-governador Beto Grill, que está em licença, também não remunerada, antes ainda, a partir de 15 deste mês.
Assim, quem assume é o desembargador José Aquino Flôres de Camargo, presidente do TJ, uma vez que o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella, não pode ocupar o cargo pois é candidato à reeleição e ficaria inelegível. Por conta da geografia, Camargo atravessará a Praça da Matriz e deixará o Palácio da Justiça para, no outro lado, na diagonal com o Palácio Farroupilha (sede do Legislativo), ocupar a cadeira principal do Palácio Piratini.
Tudo isso ficou claro na tarde desta terça-feira. Em sessão extraordinária, além de outras matérias, os deputados aprovaram os pedidos de licença de Tarso e Grill, como você pode conferir no material publicado originalmente no jornal eletrônico Sul21. A foto é de Reprodução. Acompanhe um trecho:
“Assembleia aprova por unanimidade licença não remunerada para Tarso Genro e Beto Grill
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou na tarde desta terça-feira (9) os pedidos de licença para o governador e o vice-governador do Estado, Tarso Genro (PT) e Beto Grill (PSB), respectivamente. Tarso concorre à reeleição, enquanto Grill disputa uma vaga como deputado federal. Em sessão extraordinária presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), o plenário aprovou os pedidos por unanimidade, com 44 votos.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia já havia aprovado, também por unanimidade, no dia 2 de setembro, os pedidos de licença não remunerada para o governador e seu vice, que passarão a se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Tarso solicitou licença entre 21 de setembro e 5 de outubro. Já Grill se licenciará de 15 de setembro a 5 de outubro…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.