“A intenção é dar uma noção para o aluno futuro engenheiro. Envolvido no mundo da fabricação desde cedo, ele aprende a criar soluções convivendo com limitações, como nas situações reais, só que em escala menor.”, destaca a professor Morgana Pizzolato, do curso de Engenharia de Produção da UFSM.
Este editor, sem deixar de reconhecer a importância acadêmica, prefere enfatizar o lado cidadão do trabalho dos estudantes. E é este (juntamente com as questões educacionais) que você confere no material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Tainara Luisa Liesenfeld, com foto de Arquivo Pessoal. A seguir:
“Alunos de Engenharia de Produção fabricam brinquedos para crianças com câncer
No primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção, os alunos são apresentados a uma disciplina introdutória que visa a situá-los no panorama geral da futura carreira. Uma das estratégias de ensino utilizadas nessa disciplina é a simulação de produção, na qual os acadêmicos ficam responsáveis pelo desenvolvimento e criação de um produto. Os materiais deste ano tiveram um propósito maior e…foram doados para a Turma do Ique, projeto que auxilia crianças que se tratam contra o câncer no Hospital Universitário de Santa Maria.
Coordenados pela professora Morgana Pizzolato, os acadêmicos tiveram que desenvolver estratégias, conceitos e táticas para produzir brinquedos com material de reuso. Além disso, organizados em grupo, precisavam criar um nome para a empresa fictícia (“mini-fábrica”) e para o material produzido, reforçando o trabalho em equipe.
Esta atividade é comumente desenvolvida em quatro aulas de um turno, na qual os alunos desenvolvem o conceito e o processo, produzem e avaliam a qualidade do produto e a produtividade, bem como os custos e a organização do trabalho. Em um primeiro momento, os projetos são apresentados ao resto da turma e novas ideias são fomentadas. Mais tarde, perpassando aspectos ergonômicos, sucatas, garrafas pet e outros materiais recicláveis trazidos pelos alunos começam a tomar a forma de um novo produto. Nessas aulas, a sala de estudo é transformada em “chão de fábrica”, o que possibilita ter uma noção básica das atividades que o engenheiro de produção realiza.
Segundo Morgana, a avaliação da disciplina se dá por meio de relatórios das atividades que, como um todo, precisam ser cuidadosamente pensadas. O objetivo de fabricar brinquedos, mais do que prática, exigiu estudo sobre a faixa etária abrangente e sobre as possíveis contribuições de tal material para o aprendizado e desenvolvimento da criança. Foram então produzidos brinquedos simples como o boliche de garrafas e o pega-varetas que estimulam a coordenação motora, os reflexos e a criatividade…”
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