EconomiaNegócios

ECONOMIA. Depois da “supersafra”, boas notícias chegam também da indústria

É o mundo real dando um baile nos doutos, mais uma vez. Enquanto eles se encarregam de fazer terrorismo, a cada divulgação do boletim editado pelo Banco Central, com a palavra deles, ao rés do chão as coisas se comportam de forma bastante diferente.

Na madrugada passada, dei conta AQUI da possibilidade de uma nova supersafra de grãos, num sinal de vitalidade do setor primário. Pois, agora, segundo o IBGE, apenas o Amazonas não apresentou crescimento (e, assim mesmo, não caiu) na produção industrial. Que coisa, não?! Ah, para saber os detalhes, acompanhe material publicado pela versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Jacqueline Farid. A seguir:

Produção industrial cresce em 13 de 14 regiões em janeiro, diz IBGE

A produção industrial cresceu em 13 das 14 regiões investigadas pelo IBGE em janeiro de 2010, na comparação com dezembro de 2009, segundo divulgou há pouco o instituto. Nessa comparação, as regiões que registraram os principais avanços foram o Espírito Santo (5,6%), Ceará e Pernambuco (com 5,4% cada) e Paraná (4,0%). As demais altas foram observadas nos seguintes locais: região Nordeste (3,7%), Rio Grande do Sul (3,2%), São Paulo (3,0%), Pará (3,0%), Bahia (2,5%), Goiás (2,2%), Minas Gerais (1,7%), Santa Catarina (1,1%) e Rio de Janeiro (0,3%). No caso do Amazonas, houve estabilidade (0,0%). Ainda ante o mês anterior, a produção industrial nacional cresceu 1,1%, conforme divulgou o IBGE no início da semana passada.

Na comparação com janeiro do ano passado, todos os locais pesquisados elevaram a produção no mesmo mês deste ano. Segundo o documento de divulgação da pesquisa, os avanços “refletem a ampliação do ritmo produtivo e a baixa base de comparação, por conta das férias coletivas e das paralisações não programadas em vários setores em janeiro de…”.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo