POLÍTICA. Esta é (duvida?) a “Semana Lava Jato”
![Rodrigo Janot: todos os olhos da classe política estão voltados para ele, esta semana](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/03/agenda-janot.jpg)
Não há um tema que mexa mais com a política brasileira, nesta semana, que a Operação Lava Jato. Em andamento há meses, a partir de procedimentos conduzidos do Paraná, e que tem graúdos empreiteiros no xilindró (inclusive, cá entre nós, afrontando alguns direitos fundamentais e já provocando reclamações legítimas de advogados dos réus), anuncia-se para estes dias, talvez nesta mesma terça-feira, uma decisão importante do Ministério Público Federal.
É, inclusive, o principal destaque da agenda política produzida pelo jornalista Fernando Rodrigues, que a publica no seu BLOGUE alojado no portal Universo Online. Todos os outros temas viram acessórios diante da expectativa (e nervosismo) em torno dos nomes dos politicos com mandato que serão denunciados ou terão a investigação pedida pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal.
Pooois é. Mas há outras questões também, embora certamente menores. Em todo caso, vale conferir a agenda da semana. A seguir:
“…3ª feira (3.mar.2015)
Lista de Janot – procurador-geral da República Rodrigo Janot (foto) deve enviar ao Supremo Tribunal Federal pedido de abertura de inquéritos contra deputados e senadores citados na Operação Lava Jato. E, ao Superior Tribunal de Justiça, os pedidos relativos a governadores.
Taxa Selic – Comitê de Política Monetária do Banco Central reúne-se para definir a nova taxa básica de juros, a Selic, hoje em 12,25% ao ano. A reunião termina na 4ª feira (4.mar.2015).
Comissões da Câmara – deputados escolhem os presidentes das comissões permanentes da Casa, inicialmente prevista para a última semana.
PEC da Bengala – está na pauta do plenário da Câmara votação de Proposta de Emenda Constitucional que aumenta de 70 para 75 anos a idade máxima para aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal de Contas da União e dos demais tribunais superiores.
Trabalhadores domésticos – também está na pauta da Câmara a regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, seguro-desemprego e indenização por demissão sem justa causa.
Salário mínimo – na pauta da Câmara, há projeto de lei que institui uma política permanente para o reajuste do salário mínimo semelhante à atual para os próximos dez anos…”
PARA LER A ÍNTEGRA DA AGENDA POLÍTICA NACIONAL, CLIQUE AQUI.
Talvez a lista não saia esta semana.
PEC da Bengala sofreu emendas, queriam aumentar a idade limite para todo o funcionalismo público. Não sei como ficou o assunto.