TERMOS. Jorge Cunha, a necessária autoridade e o abominável autoritarismo. Sim, há uma diferença
“…A autoridade é legitimada pela experiência significada da trajetória de vida de cada um, pela formação, pelo reconhecimento social que nasce do exercício ético e da ação do sujeito como cidadão comprometido com a qualidade da vida na comunidade em que vive. Como se pode perceber, ninguém tem autoridade e exercita o papel de liderança, que dela decorre, quando age com autoritarismo. Não há autoridade que possa ser legítima num sujeito que age com autoritarismo.
O autoritário é um boçal que exercita sua prática social injusta e discriminatória fundamentando-se na concepção idiota que é superior, de que sabe mais, de que pode mais e de que é melhor.
O autoritário é um pobre imbecil que se acha superior por ser macho, ou fêmea, rico, ou pobre, branco, ou preto, hetero, homo, bi, ou pansexual, por saber mais ou ter mais títulos, etc., etc., e por isso discrimina o diferente. Pois, neste caso, a diferença do…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Autoridade e autoritarismo”, de Jorge Luiz da Cunha, colaborador semanal deste sítio. Cunha é Professor Titular da UFSM. Doutor em História Medieval e Moderna pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Um cidadão de Santa Maria desde 1996.
OBSERVAÇÃO: a imagem que ilustra esta nota é uma reprodução de internet.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.