ECONOMIA SOLIDÁRIA. Fórum que antecipa eventos internacionais teme desmanche da área, no governo
Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e foto
A coordenação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) está reunida no Instituto São José, em Santa Maria-RS. O encontro teve início hoje e segue até sexta-feira (10), quando ocorre a abertura da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. O ponto principal da reunião é um possível desmanche no quadro da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo representantes do FBES, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que hoje comanda o MTE, tem interesse em destituir o titular da Senaes, economista Paul Singer, e sua equipe.
– A Senaes é uma construção do movimento de Economia Solidária, independente de qualquer partido político – protesta Mariana Nascimento, da Rede Nacional de Gestores Públicos de Economia Solidária, do Estado do Maranhão.
Em Santa Maria, o FBES busca construir estratégias para garantir a permanência da equipe que hoje administra a Senaes.
– Caso o desmanche da Secretaria se confirme, o movimento de Economia Solidária perderia muito, pois acabaria com um trabalho que vem sendo desenvolvido há 12 anos – explica Daniela Rueda, da secretaria executiva do FBES.
Além de representar o desmonte de toda a estratégia política que foi construída pelo movimento nacional de Economia Solidária, o desmanche da Senaes também desmobilizaria o Plano Nacional de Economia Solidária e todas as incidências realizadas sobre o Plano Plurianual (PPA), que estão sendo construídas.
A Senaes
A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) foi criada no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego com a publicação da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003 e instituída pelo Decreto n° 4.764, de 24 de junho de 2003, fruto da proposição da sociedade civil e da decisão do então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Em consonância com a missão do MTE, a Senaes tem o objetivo viabilizar e coordenar atividades de apoio à Economia Solidária em todo o território nacional, visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.
Quinta-feira será dia de formação em Economia Solidária em Santa Maria
A 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária iniciam oficialmente na sexta-feira (10), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, s/nº), em Santa Maria, e seguem até domingo (12). Mas nesta quinta (11), já ocorrem os primeiros eventos.
Às 14h, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, será realizado o “Seminário de Formação: Economia Solidária: Conjuntura e reação (ou do limão à limonada)”. A coordenação será do Fórum Gaúcho e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Também nesta quinta está prevista a chegada das caravanas de expositores e início da montagem dos estandes.
Na sexta-feira, ocorre a “Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa”, às 9h, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira. O evento será coordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Entre 9h e 12h30min, também na sexta, será realizado no Espaço Josué de Castro, no Parque da Medianeira, o seminário “Agroindústria Familiar na perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional”. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Escritório Regional de Santa Maria da Emater/Ascar e Projeto Esperança/Cooesperança.
Às 14h, ainda na sexta-feira, tem início no Santuário Basílica da Medianeira a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, sob coordenação do Levante Popular da Juventude e outras entidades. A caminhada segue até o Palco da Feira, quando ocorre a abertura oficial da Feicoop, às 16h. É aguardada a presença do secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer e do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.
No sábado (11), o destaque é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.
Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária – Homenagem à Sandra Magalhães”.
No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.
São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.
Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.
Horário de abertura da Feicoop
Sexta-feira e sábado (10 e 11 de julho): 8h às 20h
Domingo (12 de julho): 8h às 18h
Entrada gratuita
Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop
PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS EVENTOS, CLIQUE AQUI.
Paul Singer, aquele que ajudou a fundar o PT? Pai do André, cientista político, porta voz do governo Lula?