LUNETA ELETRÔNICA. Dívida brasileira, vandalismo, blitz, “festa dos calouros” e demissão de concursados
POR MAIQUEL ROSAURO
* A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota da dívida brasileira nesta quarta-feira (17), de “BB+” para “BB”, alertando que os desafios políticos e econômicos do país ainda são “consideráveis”.
* A agência manteve a nota com perspectiva negativa, o que significa que pode haver novo corte no futuro próximo.
* A S&P já tinha tirado o “selo de bom pagador” do país em setembro, sendo seguida pela agência Fitch, em dezembro.
* A perda do chamado “grau de investimento” mostra que o país deixou de ser considerado um bom pagador, um lugar recomendável para os investidores aplicarem seu dinheiro.
* Menos de uma semana depois de ser instalada no Calçadão Salvador Isaia, a escultura da artista santa-mariense Valquíria Navarro já apresenta sinais de depredação. A peça sem título, produzida durante o 4º Simpósio Internacional de Escultores, foi esculpida em metal, revestida com fibra de vidro e resina. No entanto, o material utilizado não impediu que o livro que compõe a escultura fosse danificado.
* A ação ocorreu durante o último final de semana. De acordo com Valquíria, a restauração da escultura deve ocorrer nas próximas semanas.
* Com a finalidade de chamar a atenção de motoristas para ações preventivas de combate ao Aedes Aegypti, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu blitz educativa em Santa Maria ontem (17). A atividade foi coordenada pela empresa Skill Engenharia, que é responsável pela gestão ambiental da duplicação das BR-158 e BR-287, obra conhecida como travessia urbana do município.
* Em uma hora no cruzamento da BR-287 com a rua Capitão Vasco da Cunha, foram abordados 200 motoristas. Foi entregue material informativo com dicas para evitar a proliferação do mosquito e com os contatos para comunicar sobre possíveis focos do inseto, que é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação contou com a apoio da Polícia Rodoviária Federal.
* Em continuidade ao trabalho, a equipe da unidade local do DNIT seguirá com as vistorias nos 14,5 Km que estão em obras. A intenção é verificar a existência de pontos onde existe acúmulo de água para posterior eliminação.
* Também serão realizadas palestras em escolas das comunidades ao longo do eixo da travessia urbana e nos canteiros de obras dos consórcios Travessia e Continental/Sogel, responsáveis pela execução do projeto de duplicação.
* O Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM-M) irá realizar uma reunião extraordinária, nesta sexta-feira (19), às 9h, na sede da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na Rua Venâncio Aires.
* A pauta da reunião será a volta às aulas nas Instituições de Ensino Superior de Ensino, com enfoque na tradicional “festa dos calouros”, que acontece no Centro da cidade.
* A reunião, convocada pelo prefeito Cezar Schirmer, que preside o colegiado, irá tratar de ações preventivas no entorno da Praça Saturnino de Brito, com o intuito de atenuar os transtornos à comunidade e garantir segurança aos jovens.
* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reagiu, nesta quarta (17), à possibilidade do governo do Estado demitir concursados para reduzir custos. A medida foi aventada durante reunião do governador José Ivo Sartori com os deputados da base aliada e divulgada por veículos de comunicação de Porto Alegre.
* “Como é que o governador pensa em demitir servidores concursados, no momento que faltam policiais e professores para atender minimamente a população? É um ato completamente imoral diante da realidade do Rio Grande do Sul. Mantenho minha sugestão: que o Executivo extinga o Tribunal de Justiça Militar em vez de colocar servidores no olho da rua”, alertou o deputado.
* Valdeci lembrou que a iniciativa de demitir servidores já não deu certo no passado. “O governo Britto, que inspira a gestão Sartori, já fez isso e o resultado foi pífio. O estado perdeu servidores, a população perdeu serviços e ninguém viu no que deu a economia proposta na época”, advertiu.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.