CulturaPolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Dívida brasileira, vandalismo, blitz, “festa dos calouros” e demissão de concursados

POR MAIQUEL ROSAURO

* A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota da dívida brasileira nesta quarta-feira (17), de “BB+” para “BB”, alertando que os desafios políticos e econômicos do país ainda são “consideráveis”.

* A agência manteve a nota com perspectiva negativa, o que significa que pode haver novo corte no futuro próximo.

* A S&P já tinha tirado o “selo de bom pagador” do país em setembro, sendo seguida pela agência Fitch, em dezembro.

* A perda do chamado “grau de investimento” mostra que o país deixou de ser considerado um bom pagador, um lugar recomendável para os investidores aplicarem seu dinheiro.

Escultura depredada no Calçadão. Foto João Alves
Escultura depredada no Calçadão. Foto João Alves

* Menos de uma semana depois de ser instalada no Calçadão Salvador Isaia, a escultura da artista santa-mariense Valquíria Navarro já apresenta sinais de depredação. A peça sem título, produzida durante o 4º Simpósio Internacional de Escultores, foi esculpida em metal, revestida com fibra de vidro e resina. No entanto, o material utilizado não impediu que o livro que compõe a escultura fosse danificado.

* A ação ocorreu durante o último final de semana. De acordo com Valquíria, a restauração da escultura deve ocorrer nas próximas semanas.

* Com a finalidade de chamar a atenção de motoristas para ações preventivas de combate ao Aedes Aegypti, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu blitz educativa em Santa Maria ontem (17). A atividade foi coordenada pela empresa Skill Engenharia, que é responsável pela gestão ambiental da duplicação das BR-158 e BR-287, obra conhecida como travessia urbana do município.

Blitz educativa realizada ontem pelo DNIT. Foto Ricardo Lopes
Blitz educativa realizada pelo DNIT. Foto Ricardo Lopes

* Em uma hora no cruzamento da BR-287 com a rua Capitão Vasco da Cunha, foram abordados 200 motoristas. Foi entregue material informativo com dicas para evitar a proliferação do mosquito e com os contatos para comunicar sobre possíveis focos do inseto, que é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação contou com a apoio da Polícia Rodoviária Federal.

* Em continuidade ao trabalho, a equipe da unidade local do DNIT seguirá com as vistorias nos 14,5 Km que estão em obras. A intenção é verificar a existência de pontos onde existe acúmulo de água para posterior eliminação.

* Também serão realizadas palestras em escolas das comunidades ao longo do eixo da travessia urbana e nos canteiros de obras dos consórcios Travessia e Continental/Sogel, responsáveis pela execução do projeto de duplicação.

* O Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM-M) irá realizar uma reunião extraordinária, nesta sexta-feira (19), às 9h, na sede da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na Rua Venâncio Aires.

* A pauta da reunião será a volta às aulas nas Instituições de Ensino Superior de Ensino, com enfoque na tradicional “festa dos calouros”, que acontece no Centro da cidade.

* A reunião, convocada pelo prefeito Cezar Schirmer, que preside o colegiado, irá tratar de ações preventivas no entorno da Praça Saturnino de Brito, com o intuito de atenuar os transtornos à comunidade e garantir segurança aos jovens.

* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reagiu, nesta quarta (17), à possibilidade do governo do Estado demitir concursados para reduzir custos. A medida foi aventada durante reunião do governador José Ivo Sartori com os deputados da base aliada e divulgada por veículos de comunicação de Porto Alegre.

* “Como é que o governador pensa em demitir servidores concursados, no momento que faltam policiais e professores para atender minimamente a população? É um ato completamente imoral diante da realidade do Rio Grande do Sul. Mantenho minha sugestão: que o Executivo extinga o Tribunal de Justiça Militar em vez de colocar servidores no olho da rua”, alertou o deputado.

* Valdeci lembrou que a iniciativa de demitir servidores já não deu certo no passado. “O governo Britto, que inspira a gestão Sartori, já fez isso e o resultado foi pífio. O estado perdeu servidores, a população perdeu serviços e ninguém viu no que deu a economia proposta na época”, advertiu.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo