Vivemos na melhor cidade da América do Sul – por Bibiano Girard
#
Hiperbolismo ou romantismo, o que define a euforia de viver em Santa Maria e gostar de cada canto seu como se tivesse sido feito para momentos diferentes? Muito da nossa vida acontece dentro da cidade, em seus espaços, ruas, alamedas, edifícios, elevadores, escadas, sinaleiras. E pouco resta para o olhar despretensioso de quem volta do trabalho e só quer deixar passar.
Mas Santa Maria tem suas características emblemáticas para cada bairro, ou pedaço menor geográfico, de vida. Descer a Alameda Buenos Aires, em meio a seus prédios novos de escritórios de advogados e de setores da Justiça, é bem diferente de descer a velha Rio Branco, tão melancólica com seus passeios de velhos, bares antigos – cada um de nome melhor que outro – e famílias inteiras tomando chimarrão nas sacadas à la Havana Vieja.
Nossa cidade velha, o canto onde luminosos de hotéis dividem o horizonte com os morros da Zona Norte. Ali, nem os carros são novos, nem os sapatos das prostitutas, muito menos a fachada do mercadinho da esquina.
Na Cidade Velha, o andar é diferente e a noite tão sozinha. Por entre suas árvores, cada pedacinho de luz espia uma janela. E pelas calçadas, as pessoas ainda se obrigam a viver. Porque é tão mais simples parar o tempo do que apenas reclamá-lo.
Deixe um dia para caminhar por ali. A Rio Branco e seu entorno são um cartão-postal pronto, estética e emocionalmente. Ali, a cada porta a gente encontra um pouquinho de um mundo que ficou – por gosto – no passado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.