ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O primeiro QG do Exército. E o 7° Regimento de Infantaria

Isso é história!

 “1909, 5 de março – Numa casa fronteira ao Hotel Leon, que ficava onde está o edifício dos Correios e Telégrafos, é instalado o primeiro quartel general do exército em Santa Maria, Denominado Quartel da 3ª Brigada Estratégica, comandada pelo gen. Salustiano Ferreira dos Reis. No mesmo ano, será mudado para o sobrado da esquina da Floriano Peixoto com Coronel Niederauer, demolido para dar lugar ao edifício da Faculdade de Ciências Econômicas.

6 de março – É criado o 7° Regimento de Infantaria, com os efetivos dos 17° e 29° batalhões de infantaria, que são extintos, em virtude da lei n° 1860, de 4 de janeiro de 1908, que reorganiza os quadros do exército. Compreende o 7° RI três batalhões, o 19°, o 20° e o 21°, comandados pelos majores Cristiano Frederico Buys, João Nabuco e Ladislau Teles Ferreira, respectivamente. É nomeado comandante o Coronel Joaquim Baltazar da Silveira, que não chega a assumir, e morre, no Rio de Janeiro, a 27 de maio de 1910. Assume o comando o major Buys, que, a 13 de março, passa-o ao major João Nabuco, por ser mais antigo.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo