Sobre

Claudemir Pereira é formado em Jornalismo pela UFSM desde 1983 – tem, também, três anos concluídos no curso de Direito/UFSM e um no de Administração, da Universidade de Caxias do Sul.

Exerceu, até setembro/2003, as funções de Editor-Chefe no jornal A Razão -, onde ainda mantém coluna diária especializada em notas e informações políticas e econômicas. No mesmo veículo, desempenhou, com poucos intervalos, também as funções de chefe de reportagem, repórter e colunista.

É, no momento, além de titular deste site, comentarista político da rádio Antena 1 Santa Maria, onde também ancora o programa diário Sala de Debate. É, igualmente, o responsável pela assessoria de comunicação do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. Também é o autor do projeto editorial-gráfico implantado por O Jornal (Concórdia, SC) em 2001 e em vigor, com pequenas adaptações, até hoje.

Como jornalista, atuou, entre outros veículos, na Rádio Imembuí, de Santa Maria (por 10 anos, como repórter, apresentador e comentarista), e no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (por dois anos, entre 1991/93, como Secretário de Redação e Editor-Chefe).

Da mesma forma, desempenhou funções na área de Assessoria de Imprensa, tendo sido o primeiro editor responsável de jornais de instituições como a Cacism, Ajesm e Ascon-SM, todas elas entidades empresariais de Santa Maria, RS. Ocupou, por cinco meses, em 1995, a chefia da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

É autor de dois livros: “E esse futuro que não chega (ou como se comportam os que detêm algum poder em Santa Maria)”, lançado em abril de 2003, tendo como base artigos publicados no jornal A Razão, e A Batalha de Outubro, focalizado especificamente o pleito municipal de 2004, lançado em junho daquele ano.