Arquivo

Centro de Eventos e Parque Municipal, as propostas da Prefeitura ao Conselho da Cidadania

Durou cerca de duas horas e meia a reunião do Conselho da Cidadania, na qual o prefeito municipal Valdeci Oliveira apresentou o projeto do novo Centro de Eventos que, no que depender do executivo, será edificado no local em que hoje se encontra o Centro Desportivo Municipal. E, como esta página antecipou duas notas mais abaixo, também mostrou o projeto do Parque Municipal, a ser efetivado em área a ser comprada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) – parceira da Administração nas duas idéias e que será a responsável, também, pelas obras no local situado próximo à Estação Rodoviária, no Bairro Nonoay.

Não é possível aferir, ainda, os resultados do evento desta manhã junto aos conselheiros. Mas uma dúvida não restou: sobraram muito menos resistências do que as relatadas antes da reunião. Se isso significará trânsito fácil junto aos vereadores, no próximo passo, é outra história. Uma convicção ficou, segundo pude apurar entre integrantes do Executivo e, mesmo, alguns conselheiros: os dois projetos, além de obviamente includentes, receberam olhos e ouvidos admirados por sua grandeza.

Resta saber, primeiro, como será o trâmite junto ao Parlamento; e, segundo, de que forma serão obtidos os recursos para o Centro de Eventos. Afinal, afora a óbvia confiança do prefeito Valdeci Oliveira, não há garantia real de que eles sejam obtidos. Exceto, claro, pela esperança explícita que o Chefe do Executivo demonstrou nos contatos já realizados junto ao Ministério do Turismo.

Para conhecer mais sobre o Centro de Eventos e o Parque Municipal, leia, a seguir, a reportagem do jornalista Tiago Machado, da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito, e distribuída aos veículos de comunicação:

“Centro de Eventos de Santa Maria poderá ser um dos maiores do Estado
No momento que a proposta de construção do Centro de Eventos da cidade for concretizada, Santa Maria terá um dos maiores e mais qualificados espaços para realização de shows, feiras, espetáculos e programações culturais e esportivas do estado. De acordo com o projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), o pavilhão que abrigará o Centro de Eventos deverá ter 17 mil metros quadrados de área. Neste pavilhão haverá espaço para 248 vagas de estacionamento coberto, um anfiteatro com capacidade para 700 lugares, área para shows, feiras e quatro quadras poliesportivos e uma praça de alimentação.
Segundo levantamento feito pela equipe do Secretário Municipal de Turismo e Eventos, Paulo Ceccim, apenas o Centro de Feiras e Eventos Sierra Park em Gramado, que tem uma área de 23.300 metros quadrados, teria extensão maior do que o futuro centro de Santa Maria. O objetivo com a iniciativa é dotar a cidade de um local possa abrigar públicos de 10 a 15 mil pessoas, quantidades estas que geralmente são registradas nos grandes eventos realizados no Estado. “Atualmente todos os grandes eventos do Estado estão restritos ao eixo Porto Alegre-Serra Gaúcha. Com o novo Centro de Eventos, essa lógica seria alterado e Santa Maria passaria a fazer parte deste circuito”, destacou o Prefeito Valdeci durante a apresentação. O Chefe do Executivo também ressaltou que a criação do espaço permitirá a geração de oportunidades de trabalho, a abertura de novas empresas e o aumento na arrecadação municipal por meio dos impostos. Valdeci ainda garantiu que o local também será destinado para entidades populares e para eventos de natureza social.
CDM – Conforme o Prefeito, o Executivo e a Cacism estão propondo a construção do novo Centro de Eventos no Centro Desportivo Municipal (CDM) pelo fato do local já possuir uma infra-estrutura e uma tradição na realização de eventos e também porque com a obra serão realizadas uma série de melhorias na estrutura atual do complexo esportivo. “A intenção é melhorar a infra-estrutura de todos os pavilhões já existentes e da pista de caminhada com a colocação de bebedouros e bancos no seu entorno e reforçando a iluminação e o paisagismo do local”, explicou Valdeci. A meta da Prefeitura é que a administração do centro seja compartilhada entre o Poder Público e a Cacism.

Números do futuro Centro de Eventos
– 248 vagas de estacionamento coberto
– Anfiteatro com 1.150 metros quadrados
– Área para shows e feiras de 6.200 metros quadrados
– Praça de Alimentação de 1.150 metros quadrados
– Área total: 17 mil metros quadrados (Com os quatro pavilhões existentes, que podem ser integrados no caso de eventos maiores, Santa Maria passa a contar, em um único local , com uma área e infra-estrutura de 23.700 metros quadrados, podendo ser aproveitado para eventos mais de 15 mil metros quadrados)

Os maiores Centros de Eventos do Estado
– Centro de Eventos da PUC- Porto Alegre: 8.100 metros quadrados
– Centro de Eventos da Fiergs – Porto Alegre: 10 mil metros quadrados
– Centro de Convenções EXPOGRAMADO – Gramado: 12 mil metros quadrados
Centro de Feiras e Eventos Sierra Park – Gramado: 23.300 metros quadrados
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo