Arquivo

É preciso mudar. Ricardo Jobim escreve sobre a incapacidade humana de preservar a cultura

 “…A armada espanhola, ao mesmo tempo em que as teorias espaciais se tornavam causa de mortes por blasfêmia, não entendeu a astronomia maia, a matemática asteca e o uso da medicina natural das tribos sul-americanas. Para dar exemplo, os registros maias sobre a perdida civilização Atlante, são resumidíssimos, e coincidentes com as narrativas dos povos do Egito, comprovando que as culturas tinham conexão, coisa só percebida neste século. Nossa astrologia moderna descobriu a data do equinócio de 2.000, coisa que os Maias já tinha previsto e registrado mais de 1.000 anos atrás.

 

Hitler queimou livros e abominou culturas. Mao-tsé-tung forçou monges tibetanos a praticar ato sexual em praça pública para acabar com a religião, que era vista pelo comunismo como uma praga.

 

Cada violência cometida em seu tempo. E os americanos? Será que seus investimentos para garantir a propagação do “American Way of Life” não são uma espécie de invasão cultural estratégica? Ou é efeito da globalização e da tecnologia? Será necessária outra guerra mundial, ou “nossos livros” estão sendo queimados enquanto assistimos?…”

 

Os parágrafos acima são parte do artigo “Passado – A incapacidade humana de preservar a cultura”, do presidente da subsecção de Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ricardo Jobim, colaborador semanal deste site. Para ler a íntegra, basta ir ao lado, na caixa de Artigos. Ele foi postado nesta quinta-feira. Confira!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo