Arquivo

Corsan fica no nheco-nheco. Defesa Civil vai agir!

Chove neste momento em Santa Maria. Aliás, chove desde a madrugada. Para um leigo, parece forte. Mas será suficiente para impedir o racionamento de água na cidade? A Corsan, responsável pelo abastecimento, concessionária do serviço, diz que antes da chuva não dá para saber. Bem, ela veio – mas não se sabe por quanto tempo, nem com que intensidade.

Gostem ou não os dirigentes da companhia, a população vive a nítida sensação de que está desprotegida. E que, na verdade, a Corsan não sabe o que fazer – por isso essa história de “esperar a chuva”, como manifestação de dirigente da companhia, que leio no Diário de Santa Maria, nesta quarta-feira. Ou, o que é pior, sabe, mas não vai fazer, porque não pode – não tem os instrumentos adequados.

Pelo menos, peeeelo menos, a Defesa Civil resolveu agir. Também ela desacorçoada com o vai-e-vem, o nheco-nheco da Companhia de Saneameto. Pode ser que daí saia alguma coisa. Ação, por favor!

Leia você mesmo a reportagem da jornalista Marilice Daronco, publicada no DSM desta quarta-feira:

”A água vai chegar em caminhões
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Base Aérea decidem não esperar pela chuva, como fez a Corsan, e levarão líquido não-potável a casas com torneiras vazias

Balde na cabeça. Esse, em breve, deve ser o jeito que os moradores mais afetados pelo desabastecimento vão transportar aquele que hoje é o seu bem mais precioso: a água.

Enquanto a atitude da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para evitar a falta de água é esperar pela chuva, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Base Aérea resolveram agir. A partir de hoje, eles estarão cadastrando pessoas interessadas em receber água não-potável, que chegará em caminhões. A intenção é economizar a água de beber, fornecendo o líquido que pode ser usado para lavar roupa, casa etc. Os interessados devem se cadastrar ligando para a Defesa Civil.

A decisão foi tomada depois que o Pronto-Atendimento Municipal Flávio Miguel Schneider, o maior de Santa Maria, ficou sem água por dois dias. Para tentar diminuir o problema, os bombeiros chegaram a abastecer o PA com 5 mil litros de água não-potável, que será usada na limpeza. Outra preocupação da Defesa Civil é a confirmação, da Corsan de que, em seis dias, 20% da cidade deverá ficar sem água. A barragem do DNOS, que abastece essa parcela da população, tinha apenas 52 centímetros de água aproveitável ontem.

– Não dá mais para esperar. A Corsan deixou chegar nesse ponto alegando a necessidade de instalação de uma adutora (tubulação) na barragem de Val de Serra. Quando vimos que a situação estava ficando grave, solicitamos um parecer da companhia e ela disse que não havia risco de desabastecimento. Agora, a Corsan afirma que não há mais o que fazer. Não podemos aceitar isso – disse o comandante da Defesa Civil, major Valter Algerick.

Calendário de entrega da água será definido hoje

A lista dos bairros que receberão a ajuda e o cronograma de entrega começam a ser montados…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo