Arquivo

Parte do PMDB, PDT, PPS e outros numa mesma sigla? Sonho de Rigotto e Simon

Luiz Inácio Lula da Silva, como você leu em nota anterior, sonha com uma nova agremiação política unindo PT, PSB e PC do B, além de capturar, quem sabe, o PDT. E essa conjunção poderia se dar logo após a eleição de outubro.

Lula, porém, não está sozinho no seu desejo. Germano Rigotto e Pedro Simon, segundo os jornais noticiaram durante a semana, também imaginam, mas ainda não podem explicitar por enquanto, menos ainda agir nessa direção, a possibilidade de criar um novo partido político.

Para esses dois quadros significativos da política brasileira – e outros mais, na verdade -, o PMDB “já deu”. Fracionado em bem mais de meia dúzia de interesses regionais, corre o sério risco de tornar-se (se ainda não aconteceu) num PFL de até outro dia: no Poder, qualquer que seja o governante.

A idéia seria criar um grande partido de “centro-esquerda”. Quem aderiria? Além dos que hoje defendem a candidatura própria do PMDB, mas não todos, poderiam ser cooptados o PDT (como Lula também gostaria) e PPS, com certeza, e até parte de outras agremiações, inclusive o PP e também o PTB.

Aparentemente, é algo insólito. No entanto, se conseguirem juntar a idéia que une Rigotto e Simon, e seus seguidores, especialmente no Sul do Brasil, com as possíveis defecções das outras agremiações a serem defenestradas pela “cláusula de barreira” (leia nota a respeito logo mais atrás), não é impossível.

De qualquer forma, trata-se de um desejo (sonho?) concreto. E que pode, por que não, viabilizar-se. Mas depois de outubro, não antes.

Ah, e vale aqui um palpite claudemiriano: embora embrionária e sem o charme de estar no Poder (segundo as pesquisas do momento), há mais possibilidade de unir os gaúchos do PMDB com as siglas menores, do que Lula acoplar PT, PSB e PC do B. Acredite.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo