Arquivo

“Um por todos…” Pacto pelo Rio Grande vai fazer uma parada também em Santa Maria

Até esta quarta-feira espera-se ocorra um acordo mínimo entre partidos com assento na Assembléia Legislativa, para votar uma realista Lei de Diretrizes Orçamentárias – o documento que vai nortear a elaboração do Orçamento do Estado para 2007. São frenéticas as negociações entre todas as siglas, sob a coordenação do deputado Cézar Buzatto.

Somente com uma base capaz de permitir que cada um ceda um pouco será possível acreditar no “Pacto pelo Rio Grande”, uma iniciativa do parlamento estadual. E que, mais que isso, poderá garantir, mais adiante, o apoio empresarial – que, por suas entidades, trata de uma “agenda estratégica para o Rio Grande”.

Com (o que seria melhor) ou sem (o que poderia ser uma catástrofe) entendimento para votar a LDO, o Pacto pelo Rio Grande fará uma parada em Santa Maria que, como relata o repórter Thiago Buzatto, na edição desta quarta-feira no jornal A Razão, será sede do último dos seminários regionais que discutem a proposta dos deputados estaduais. Leia você mesmo:

”Santa Maria encerra seminários regionais
Município é o último dos seis pólos escolhidos receber discussões regionais do Pacto pelo Rio Grande

Na reta final do período de discussões com as comunidades e lideranças regionais, Santa Maria receberá, no próximo dia 21, sediará o encerramento dos seminários regionais do projeto Pacto pelo Rio Grande. Em parceria com o Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Macrorregião Sul, o encontro será realizado no Salão Imembuí, 2º andar do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, das 14h às 18h. Apenas seis municípios receberão os debates do Pacto pelo Rio Grande: Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo, que já sediaram o evento, Ijuí (marcado para esta quinta) e Santa Maria.

Na ocasião, comunidade e lideranças da região deverão apresentar suas sugestões sobre os três temas básicos do projeto: déficit estrutural e crise financeira, modernização da gestão pública e estratégias de desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de discutir sobre como enfrentar a crise financeira estrutural do Estado.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Záchia (PMDB), destaca que vários segmentos da sociedade já demonstraram que querem encontrar alternativas estratégicas e concretas para o Estado voltar a crescer. “A participação das lideranças municipais e regionais é fundamental nesse momento em que se busca soluções para crise financeira estrutural do Estado”, avaliou o parlamentar.

O coordenador da comissão executiva do pacto, deputado Cézar Busatto (PPS), destacou a participação das lideranças locais por meio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que estão contribuindo com sugestões para o enfrentamento da crise estadual. “O importante é que todos os municípios dêem suas contribuições para que o Rio Grande possa alavancar o seu desenvolvimento, atendendo melhor às expectativas das comunidades”, disse o deputado.

Atividades – A reunião em Santa Maria seguirá a mesma dinâmica adotada nos quatro seminários regionais já realizados. Para melhor identificar a visão e as contribuições de curto prazo aos temas propostos, os participantes serão organizados em grupos. Cada grupo terá um facilitador, um relator e um cronometrista para monitorar as atividades. Todas as contribuições apresentadas nos seminários são recolhidas pela assessoria técnica do fórum para inserção nos relatórios finais do projeto. As apresentações estão disponíveis no site www.pactopeloriogrande.rs.gov.br

Câmaras – Após o encerramento dos debates regionais, será a vez das prefeituras e câmaras municipais promoverem o “Dia do Pacto”. As reuniões deverão ser realizadas simultaneamente no…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo