Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Varig. Não foram 10 mil, mas 5,5 mil demitidos. E desde quando se trata de uma boa notícia??!

Anunciava-se, e esta página mesmo (reproduzindo informações de agências de notícias supostamente bem informadas) deu guarida, a demissão de 10 mil funcionários da Varig, pelos novos controladores da companhia. E que, destes, 1,7 mil seriam recontratados.

Nesta sexta-feira, o mistério acabou. Na verdade, foram mantidos os empregos de pouco menos de 4 mil funcionários. Convenhamos que, do ponto de vista do trabalho, não se trata de boa notícia, longe disso. Afinal, são 5,5 mil postos para fora da empresa. Os pilotos e co-pilotos, muito provavelmente, terão condições de empregar-se logo – dado o aumento da demanda por esse grupo de profissionais, por parte de outras companhias de aviação. Já os demais…

Talvez essa seja parte da justificativa que faz com que o sindicato dos aeronautas pretenda questionar na justiça as demissões definidas pelos novos donos da Varig. Embora, cá entre nós, essa era uma situação aguardada, embora não querida.

A propósito da decisão dos controladores da empresa, e da reação dos aeronautas, leia, a seguir, reportagens publicadas pelo “Invertia”, o canal de notícias econômicas do portal Terra, com informações das agências de notícias “Reuters” e “Brasil”:

”Varig anuncia que demitirá 5,5 mil funcionários

A Varig informou nesta sexta-feira que serão demitidos 5,5 mil funcionários em seu quadro no País. A aérea emitiu nota onde esclarece que serão mantidos 3.985 empregados, de um total de 9.485. As recisões são avaliadas em R$ 170 milhões e os salários atrasados já ultrapassam os R$ 100 milhões.

Os funcionários receberam na tarde desta sexta-feira comunicado do presidente da aérea, Marcelo Bottini, anunciando o início do processo de demissões.

“Hoje damos início a uma das mais importantes fases do projeto de reestruturação da nossa Varig, promovendo a adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades das operações do momento”, afirmou Bottini no comunciado enviado por e-mail aos funcionários.

Segundo a nota, “os desligamentos começam a ser comunicados pessoalmente a vocês por suas chefias e, nos casos de funcionários que não têm local físico de trabalho, por correspondência enviada à residência de cada um”.

Bottini lembrou que as rescisões serão pagas na forma estabelecida pelo Plano de Recuperação Judicial, aprovado por todos os credores. “Será dada prioridade à documentação necessária à liberação do FGTS e do Seguro”, afirmou no comunicado.


Empregados da Varig vão à Justiça contra demissões

Os funcionários demitidos da Varig vão recorrer à Justiça do Trabalho para ter assegurado todos os seus direitos, informou nesta sexta-feira o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Élnio Borges. Na próxima quinta-feira, os trabalhadores realizam assembléia para definir os próximos passos. Borges lembrou que na última quarta-feira já foi indicado o caminho junto à Justiça do Trabalho. “Nós temos uma esperança forte de que a Justiça do Trabalho vem compor o conceito de ética, moral, legalidade e justiça que foi destruído até o momento”, disse.

Élnio Borges considerou um absurdo a atitude da direção da Varig de demitir tantos funcionários de uma única vez (5,5 mil) (leia mais acima). “Na nossa visão, é um ato inclusive de crueldade, porque os trabalhadores da Varig se esforçaram durante anos para manter a empresa voando com todas as suas dificuldades, e nos últimos meses sem salários, enfrentando a legítima ira, em alguns momentos, de clientes que estavam sendo mal atendidos”, afirmou.

“E agora que a empresa é praticamente doada para um novo controlador riquíssimo, sustentado por um enorme fundo de investimentos estrangeiro, em vez de fazer o pagamento de salários atrasados resolve reduzir o quadro dessa forma”, criticou.

O sindicalista recordou que a proposta dos próprios empregados da Varig previa demissões, mas “de uma maneira honesta, tratando as pessoas como elas merecem”. Segundo Borges, o anúncio feito pela direção da Varig se refere a uma demissão totalmente ilegal. “Na verdade, é…”


SE DESEJAR ler esta e outras reportagens sobre a situação da nova Varig, pode fazê-lo acessando a página de economia do Portal Terra na internet, no endereço http://br.invertia.com/canales/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo