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Varig. Nesta sexta, novos proprietários vão demitir 10 mil empregados. E recontratar 1,7 mil

Não é uma novidade. Todos sabiam disso. Alguns já estavam em busca de nova colocação. E muitos, inclusive, conseguiram. Em outras companhias de aviação, nacionais e internacionais. Mas é duro, assim mesmo. Especialmente para os funcionários menos graduados, que terão maiores dificuldades para arranjar emprego.

É a nova vida da Varig, a empresa pioneira da aviação comercial brasileira. Nesta quinta-feira, os controladores, da Varig Log, informaram que será conhecida nesta sexta-feira a lista dos que vão continuar, agora com novo contrato de trabalho. Os demais terão que receber seus direitos trabalhistas. É um custo calculado em R$ 170 milhões, como relata o repórter Alberto Komatsu, da sucursal carioca do jornal O Estado de São Paulo, que publica a notícia na edição desta sexta, do jornal paulista, e que já a tornou disponível, na noite de quinta, na página do “Estadão” na internet.

Leia você mesmo e confira a situação atual da companhia, e também o que acontecerá com a “velha” Varig, que ficou com as dividas trilionárias remanescentes à venda:

”Varig deve divulgar lista de demitidos na sexta
O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões

A Varig deve anunciar amanhã a lista com a demissão de todos os cerca de 10.000 funcionários. De imediato, em torno de 1.700 pessoas serão recontratadas na nova empresa, que agora é controlada pela VarigLog. Apenas 50 empregados serão reaproveitados na chamada Varig antiga, que permanece em recuperação judicial, com pesado endividamento. O custo estimado das rescisões trabalhistas é de R$ 170 milhões.

Impacientes com a indefinição sobre o seu futuro, funcionários da Varig nos aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba fixaram prazo até às 17 horas de amanhã para que a companhia esclareça sua situação e pague os salários, que caminham para o quarto mês de atraso. Caso contrário, uma assembléia poderá indicar greve por tempo indeterminado. “O que está acontecendo é que está demorando muito para definir a contratação dos funcionários da nova Varig”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

Na quarta-feira, o sindicalista relata que funcionários da Varig em Congonhas, Porto Alegre e Curitiba realizaram reuniões e paralisações “espontâneas”. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, houve um movimento mais “organizado”, incluindo a assembléia que definiu o prazo para a Varig pagar os salários. Hoje, quando Klafke monitorava o movimento dos empregados nos três Estados, o sindicalista relata que não foram realizadas novas paradas.

O plano de pagamento da dívida dos trabalhadores, baseado na utilização de títulos de dívida (debêntures), ainda causa preocupação. Isso porque não só funcionários, mas também outros credores, desconfiam se a Varig antiga terá fluxo de caixa suficiente para abater o passivo de R$ 7,9 bilhões que herdará. Só de dívidas contraídas antes da recuperação judicial, são R$ 210 milhões para os empregados.

Próximas etapas

Uma nova etapa da Varig antiga deverá acontecer no próximo dia 16. Segundo a fonte da Varig, neste dia deverá ser realizada uma assembléia de credores para definir a escolha do novo presidente da companhia, que deverá ser conhecida apenas como Nordeste, já que não poderá usar a bandeira Varig, de uso exclusivo da VarigLog. A Deloitte, administradora judicial da Varig antiga, não confirmou a data, mas informou que o assunto está sendo discutido.

Nessa assembléia, também será deliberada a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática servirá para abrigar o dinheiro esperado de ações judiciais,…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/.

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