Arquivo

Guerra civil. “PCC” volta a amedrontar São Paulo e colocar a população em estado de pânico

Ao que tudo indica, chegou a quarta onda de ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC), que aterroriza os paulistas, especialmente, os moradores da capital, mas também os do interior. E não parece ser nada de brincadeira, na verdade.

Curiosamente, apenas a Agência Estado, neste momento, perto de 1 e 15 da manhã, está dando informações sobre o tema. Ataques a bancos e agentes públicos já ocorreram. E até a ameaça concreta de um novo seqüestro – de gente mais importante do que o repórter da TV Globo, há três semanas, estaria sendo articulado. Especula-se, inclusive, que seria uma “autoridade importante”.

Leia, a seguir, trecho de três reportagens já publicadas pela AE, e que podem significar, objetivamente, a volta do terror em território bandeirante. Os textos são assinados pelos repórteres Marcelo Godoy, Bruno Tavares, Chico Siqueira, Bráz Henrique e Ra, Rita Magalhães


PCC volta a atacar e deixa polícia de SP em alerta
Imagens dos ataque foram registradas pelo circuito interno de TV de uma agência bancária no Brooklin

O Primeiro Comando da Capital voltou a atacar em São Paulo. A nova onda de atentados seguiu o mesmo padrão das anteriores: os alvos foram a polícia e bancos. A suspeita da polícia é que tudo tenha sido causado pela transferência de 76 presos do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes para Avaré feita pela Secretaria da Administração Penitenciária, nesta terça-feira, 29.

A atitude pode ter feito o PCC adiantar o plano de voltar a atacar no dia 31 de agosto, data da fundação da organização criminosa. Na Região Metropolitana, o primeiro ataque atingiu um carro estacionado na frente de uma base PM em São Bernardo do Campo. A segunda ação ocorreu às 21h30.

Um homem encapuzado ateou fogo em quatro caixas eletrônicos do Unibanco no Brooklin, zona sul. Imagens do ataque foram registradas pelo circuito interno de TV. Depois, bandidos atacaram uma agência bancária no Sumaré, zona oeste. O fogo foi apagado antes de destruir a agência.

Em Ribeirão Preto, no interior, foram registrados pelo menos dois atentados. No fim da tarde, um tiro foi disparado contra o CDP, na Rodovia Abraão Assed. Às 19h10, o ataque foi contra uma agência do Banespa, na Avenida 13 de Maio, no Jardim Paulista. Três tiros foram disparados contra o banco. Em Santos, no litoral, homens passaram em uma motocicleta e balearam o vigia de escola.

Em São Paulo, a Polícia Civil reforçou a segurança nas delegacias. Até as 23h50, a polícia não tinha como avaliar a dimensão dos ataques. “Toda a polícia já está em alerta”, disse, às 22h30, o delegado-geral,..”



”Inteligência acredita que facção planeja seqüestrar autoridade
Bilhete apreendido em Presidente Venceslau dá sinais de que outro seqüestro está sendo planejado

A inteligência da polícia acredita que o PCC deve tentar seqüestrar uma autoridade entre esta quarta ou quinta-feira. A inteligência sabia que o PCC ia iniciar uma nova onda de ataques, pois detectara um salve (ordem) da facção ordenando o reinício dos atentados no Estado.

A possibilidade de seqüestro é considerada real pela inteligência por causa da apreensão de um bilhete na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau com o seqüestrador Paulo César Souza Nascimento Junior, o Paulinho Neblina. Na mensagem, o bandido do PCC escreveu: “É mais um bonde a ser puxado, mas é maior do que o que foi feito na Globo.”

Anteontem, a facção distribuiu panfletos em São Paulo. No texto, o PCC protesta contra maus-tratos nas prisões. Os bandidos prometiam ações “em proporções ainda não vistas” e afirmava que os integrantes da facção estavam dispostos a…”



”Confira a íntegra do panfleto divulgado pelo PCC

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) promete ações “em proporções ainda não vistas” caso a Justiça não tome providências contra supostas maus tratos a presos no sistema prisional. “Daremos nossas vidas se necessário. A menos que seja dado um basta nessa situação, levaremos até as últimas conseqüências essa guerra por justiça. Violência gera violência e covardia gera covardia.” A disposição de atacar e morrer está expressa em um panfleto distribuído em diversas regiões de São Paulo. Confira a íntegra:

’Direitos, Deveres, Dignidade Humana, Paz
O PCC – Primeiro Comando da Capital Notifica em Nome da Verdade


O Governo do Estado tem usado os veículos de comunicação para induzir a justiça e a população a um pensamento equivocado do verdadeiro motivo que nos levou a ações armada contra o mesmo.

O que vem ocorrendo em São Paulo é um reflexo direto do que o próprio Governo plantou dentro do Sistema Penitenciário Estadual, ele colhe o resultado. Existem claros desrespeitos as Leis Constitucionais por todo o sistema e…”



SE DESEJAR ler a íntegra das duas reportagens, e também do manifesto dos bandidos, além de outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/cidades/noticias/2006/ago/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo