Arquivo

Inpe. Nelson Schuch segue no comando da Unidade de SM. Pelo menos por enquanto

A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira, pelo deputado Estilac Xavier, do PT, líder do governo Lula, na Assembléia Legislativa. A pressão exercida por diversos líderes gaúchos, incluindo o governador Germano Rigotto e os três senadores, afora várias outras autoridades de relevo, acabou funcionando.

Com isso, a exoneração do professor Nelson Schuch, da chefia da Unidade Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em Santa Maria foi sustada por determinação do governo, conforme informação repassada ao parlamentar pela Chefia da Casa Civil, cuja titular é Dilmar Rousseff, e pelo ministério de Relações Institucionais, a cargo de Tarso Genro.

De acordo com notícia divulgada pela assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa, citando o parlamentar, embora as inscrições para ocupar o cargo, feita pela direção do Inpe, em São Paulo, tenham sido prorrogadas duas vezes, não apareceu interessado na função, porque os pesquisadores brasileiros na área “demonstraram em várias oportunidades sua contrariedade pelos critérios discutíveis que nortearam a exoneração do professor”.

A única coisa que a informação oriunda de Estilac Xavier não esclarece é se a sustação da saída de Schuch é provisória ou permanente. Em todo caso, confira você mesmo a notícia da AI da Assembléia, em texto assinado pela jornalista Gisele Figueiredo:

“Estilac: exoneração do professor Nelson Schuch está sustada

O deputado Estilac Xavier, líder do governo Lula na Assembléia Legislativa, informou nesta segunda-feira (7) que a exoneração do professor Nelson Schuch, da chefia da Unidade Regional Sul (RSU) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Santa Maria foi sustada. A informação é da Casa Civil da Presidência da República e da Secretaria de Relações Institucionais.

A exoneração do professor Schuch havia sido determinada, no início do mês de maio deste ano, pelo presidente do Inpe, Gilberto Câmara. As inscrições para chefia da Unidade Sul do Inpe iniciaram no dia 9 de maio e deveriam se estender até o dia 9 de junho. Em 7 de junho houve uma primeira prorrogação, onde se estendeu o prazo para o dia 30 de junho. No dia 6 de julho houve uma segunda prorrogação, com o término das inscrições previsto para o dia 21 de julho.

Embora duas prorrogações tenham sido permitidas não houve interesse da comunidade científica pelo cargo de chefe da RSU. Os pesquisadores brasileiros na área demonstraram em várias oportunidades sua contrariedade pelos critérios discutíveis que nortearam a exoneração do professor.

No mês de junho deste ano, as principais autoridades gaúchas (incluindo o governador do Estado e os senadores gaúchos Paulo Paim, Pedro Simon e Sérgio Zambiasi), por meio de correspondência ao Governo Federal pediram a permanência do professor doutor Nelson Schuch à frente da chefia da Unidade Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de Santa Maria. A ação contou com o apoio fundamental e articulação do ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Paulo Sarkis, e do deputado Estilac Xavier.

“Esta carta revelou, de forma inequívoca, a contrariedade da mais alta representação política do Rio Grande do Sul quanto à substituição de Schuch. A substituição para nós representaria uma retaliação contra sua posição histórica em defesa da criação e implantação, enquanto unidade autônoma, de um centro regional de pesquisa espacial em Santa Maria. Não poderíamos aceitar que Santa Maria fosse relegada a um segundo plano”, destacou Estilac. As autoridades que…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo