Arquivo

Pesquisa. O dia em que Lula “soltou foguetes”

Se você ouvir um foguetório perto de casa, acredite, não se trata de gremista ou colorado, mas de petista. Com a nova pesquisa, agora do instituto Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pela Folha de São Paulo e divulgada agora há pouco pelo Jornal Nacional, o dia se fecha com “chave de ouro” para os apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguém já falou num tal “feito teflon”. Nada pega. Tentou-se de tudo contra o candidato à reeleição. E, até agora, nadica. Mas o que parecia impossível, aparentemente está acontecendo: mais que estacionar, Lula cresce. Ou, o que faz olhos petistas brilharem ainda mais: Geraldo Alckmin, do PSDB, cai. E, embora cresça, Heloísa Helena, do PSol, além de não ameaçar, ainda tira votos do candidato tucano – é o que indicam os números de intenção divulgados nesta terça-feira.

É verdade que os números do instituto Sensus (leia as duas notas imediatamente anteriores) são ainda mais grandiosos do que os apresentados pelo Datafolha. Mas este também mostra números consistentes. Todos favoráveis ao atual presidente. Confira você mesmo:

”DataFolha: Lula seria eleito no 1º turno

Pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha divulgada hoje, pelo Jornal Nacional, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, com 47% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 24%. Heloísa Helena (Psol) obteve 12%, Cristovam Buarque (PDT) 1 %. Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Pimenta (PCO), não alcançaram 1% das intenções de voto.

Votos brancos e nulos somam 7%. Eleitores indecisos também 7%. O levantamento ouviu 6.969 eleitores em 306 municípios, localizados em 25 das 27 unidades da federação. entre os dias 7 e 8 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob número 12633/2006. A pesquisa foi encomendada pela empresa Folha da Manhã S/A e a Globo Comunicação e Participações S/A.

O presidente Lula ampliou a vantagem em relação ao candidato Alckmin, seu principal adversário na corrida presidencial. O desempenho indica vitória de Lula no primeiro turno…”

Simulação de 2º turno

O Datafolha também simulou um 2º turno entre os candidatos do PT e do PSDB. Na pesquisa de junho, Lula tinha 51% das intenções de voto, depois 50% e agora subiu para 54%. Com a margem de erro teria entre 52% e 56%. Geraldo Alckmin tinha 40%, manteve o índice e agora caiu para 37%. Considerando-se a…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e também outras informações sobre pesquisas e o pleito presidencial, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo