Arquivo

Eleições 2006. “Briga de foice” entre Lula e Alckmin, no Rio Grande. HH ficou pelo caminho

Aparentemente, o encanto de Heloísa Helena, a candidata do PSol, se esgotou em território gaúcho. Pior: reduziu-se. Pelo menos nas pesquisas de intenção de voto. A última, que o Ibope realizou, e o jornal Zero Hora está publicando nesta segunda-feira, indica um redução do percentual de HH.

Em compensação, o eleitorado parece ter-se concentrado em quem tem chances reais de vencer. No caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que pleiteia a reeleição; e seu principal oponente, Geraldo Alckmin, do PSDB. Eles se encontram, neste momento, em empate técnico na preferência dos gaúchos.

Alckmin esteve no final de semana no eixo Porto Alegre-Caxias, fazendo proselitismo. Chegou a lembrar que tem 12 hectares de terra, ao visitar a Expointer, onde colocou na cabeça um boné da Farsul, a entidade dos produtores rurais – numa contrafação à afeição demonstrada por Lula ao Movimento Sem Terra (MST). É possível que o tucano ainda retorne ao Estado, antes do pleito.

Lula, por sua vez, virá nos dias 8 e 9. Na sexta-feira, inclusive, Santa Maria é o município a ser visitado, para a realização de um comício. Não se sabe ser virá outra vez – mas será antecedido por seu vice, José Alencar. Tudo em nome dos votos dos gaúchos, cada vez mais disputado.

Confira os números da pesquisa Ibope, na reportagem de ZH, que traz também o levantamento para o senado, com o peemedebista Pedro Simon sendo o franco-favorito para conquistar um novo mandato. Leia:

”Empate entre Lula e Alckmin no RS
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) estão tecnicamente empatados na mais recente pesquisa Ibope sobre intenção de voto para presidente no Rio Grande do Sul.

Lula, que tinha 34% na pesquisa anterior, subiu para 36%, enquanto Alckmin partiu de 29% no levantamento de 15 a 17 de agosto para 35% no mais recente, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto.

O cenário em um eventual segundo turno continua favorável a Alckmin. Nessa hipótese, o tucano teria 47% das intenções de voto (eram 45% na pesquisa anterior) contra 42% (39% no levantamento de 15 a 17 de agosto).

A rejeição a Lula continua sendo a mais alta entre os candidatos a presidente, à semelhança do que ocorria no levantamento anterior. Um total de 35% dos entrevistados diz que não votaria nele de jeito nenhum.

Na pesquisa para o Senado, Pedro Simon (PMDB) mantém a liderança, com…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo