Arquivo

Eleições 2006. Analista mostra como pesquisa faz a anatomia de uma virtual vitória de Lula

Aos poucos, a imprensa começa a trazer detalhes da pesquisa do instituto Datafolha, feita entre os dias 4 e 5, as últimas segunda e terça-feiras. Para muito além da mera intenção de voto (que demonstra o favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que tende a vencer no primeiro turno), os pesquisadores fizeram perguntas que ajudam os analistas a entender as razões pelos quais a reeleição é iminente.

Para ficar apenas em duas perguntas: a maioria dos brasileiros se considera “feliz”. E a maior parte identifica em Lula o candidato “dos pobres” e Alckmin, do PSDB, o “dos ricos”. Como, todo mundo sabe, há mais pobres que ricos, a conclusão é inevitável. Ou não? Bem, que tal ler o que escreve o jornalista Josias de Souza, do jornal Folha de São Paulo (que deve publicar a íntegra da pesquisa em sua edição dominical), em sua página na internet? Ele fala dos dados já revelados, na noite deste sábado, pelo Jornal Nacional, programa da Rede Globo. Avante:

”Maioria dos brasileiros declara-se ‘feliz’

Saiu uma nova pesquisa que ajuda a entender os pendores do eleitorado para o continuísmo. Foi feita pelo Datafolha. Foi divulgada há pouco pelo Jornal Nacional. Será detalhada na edição deste domingo da Folha de S.Paulo.

A sondagem revela que nada menos que 76% dos eleitores se consideram felizes. Outros 22% declararam-se mais ou menos felizes. Só 2% confessaram-se infelizes. Somando-se o índice dos felizes com o dos mais ou menos felizes, chega-se à impressionante marca de 98%.

Um eleitorado assim, digamos, satisfeito, não há de ser movido pelo espírito da mudança. O problema é que a felicidade leva a pessoa a ser otimista. E o otimismo, quando exacerbado, é a porta de entrada para a infelicidade.

Quando inquirido sobre a felicidade da população em geral, 28% disseram achar que os brasileiros são felizes. E 55% avaliam que os patrícios são mais ou menos felizes. Só 13% acham que os compatriotas são infelizes.

O Datafolha também perguntou aos eleitores qual o candidato mais preparado para exercer a presidência da República. 44% responderam Lula; 31%, Geraldo Alckmin; 5%, Heloísa Helena; e 1%, Cristovam Buarque. Outros 12% não souberam responder. E 5% disseram que nenhum dos candidatos está preparado.

Para 48% dos entrevistados, Lula está mais associado à defesa dos pobres do que Alckmin (19%). O presidenciável tucano (32%), por sua vez, é mais associado à defesa dos ricos do que Lula (16%). Num país desigual como o Brasil, é lógico supor que a associação com os pobres rende mais votos do que…”


SE DESEJAR ler a íntegra da análise, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo